Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , , , ,

Movimento Goiás pelo Cerrado abrange temas de Educação, sustentabilidade e meio ambiente

educacao
10 de setembro de 2021

A partir do projeto serão desenvolvidas quatro ações para alunos da rede estadual. Os estudantes que forem selecionados poderão concorrer à premiação final

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) está desenvolvendo, em parceria com a Saneago, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Saneago, Sociedade Ambientalista Brasileira no Cerrado, Ministério Público-GO e outros parceiros, o Projeto Seduc Cerrado.

O objetivo da Seduc, por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais/Gerência de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação, é implantar políticas públicas através de ações e projetos relacionados aos direitos humanos, à sustentabilidade, diversidade, inclusão social, ética e cidadania, e bem-estar físico, emocional, social e intelectual para os estudantes das redes públicas estadual e municipais de ensino.

Nesse contexto, o Projeto Seduc Cerrado é uma dessas ações que envolvem a Educação Ambiental e que está relacionado à sustentabilidade, tendo como foco das ações pedagógicas o bioma Cerrado.

A ideia é, ainda, estabelecer parcerias também com outros órgãos intersetoriais para o desenvolvimento de ações como esta que, numa abordagem pedagógica, contribuam para o consumo consciente dos recursos hídricos e energéticos e a conservação e preservação do Cerrado.

Metodologia
Buscando associar a teoria do projeto à prática, serão desenvolvidas quatro ações prioritárias dentro do contexto pedagógico, durante os meses de agosto e setembro de 2021, seguindo as dimensões relacionadas a temas ambientais/ecológicos, sociais, econômicos, culturais e espaciais.

Ações
A primeira ação é o Festival de Redação. A proposta é selecionar 40 redações, uma de cada Coordenação Regional de Educação (CRE), feitas a partir do tema “Consumo consciente de recursos hídricos e energéticos no Cerrado”, e escolher as três melhores que irão compor a etapa final, seguida de premiação.

Na ação Embaixadores do Cerrado, o estudante, autor da redação selecionada pela CRE, será o embaixador do Cerrado da sua regional de Educação. Portanto, ao todo, serão 40 embaixadores.

Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, celebrado em 11 de setembro, será realizada a Live Seduc Cerrado, que terá transmissão no dia 14/9, às 16h, pelo Youtube. O objetivo da live é tratar questões relativas à importância da preservação e valorização do Cerrado. Na oportunidade será feita a apresentação do aplicativo Plantego, desenvolvido pela Semad.

Finalmente, a ação Movimento Goiás pelo Cerrado está relacionada ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, quando os estudantes vão realizar o plantio de mudas de árvores nas suas regionais.
Neste mesmo dia, haverá o evento em que serão homenageados os 40 estudantes embaixadores e premiar os selecionados com seus professores que os orientaram no projeto.