Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, ,

EJA da rede estadual encerra período de matrículas nesta sexta (23/7)

educacao
8 de junho de 2021
EJA da rede estadual de Goiás abre vagas para o segundo semestre de 2021

Jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade correta podem realizar suas matrículas na EJA da rede estadual, nas modalidades presencial e semipresencial

Pessoas que não concluíram os estudos no Ensino Médio na idade correta podem conquistar o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio de forma gratuita na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual de ensino. O prazo de solicitação de matrículas para novos alunos encerra nesta sexta-feira (23/7), no site www.matricula.go.gov.br (para EJATec ou semipresencial) ou diretamente nas escolas (para EJA regular).
 
A EJATec é a modalidade semipresencial da EJA, com 80% de aulas à distância e 20% de aulas presenciais. Na solicitação de matrícula, o estudante seleciona a escola-polo onde ele irá participar das atividades presenciais. No entanto, durante o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp), todas as aulas estão em regime remoto, pela plataforma Moodle da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).

Depoimentos de estudantes que concluíram os estudos

Cícera Gonçalves, que havia abandonado os estudos na 8ª série, retomou o aprendizado aos 40 anos pela EJATec até concluir o Ensino Médio. “Durante as aulas me senti segura para ir até o fim. Foi gratificante! Agora, após a conclusão, eu sei que estarei preparada para grandes oportunidades”, afirmou a recém-formada.
 
Cláudia Cristina Martins, de 46 anos, também concluiu o Ensino Médio pela EJATec e agora pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fazer faculdade de Direito. “Essa experiência mudou a minha vida, inclusive a autoestima”, contou. De acordo com ela, devido à falta de tempo, o ensino a distância (EAD) foi um fator essencial para sua conquista.

Escola Estadual Joaquim de Souza Fagundes, de Itapuranga

Em que turma devo me matricular?

No segundo semestre de 2021, haverá a abertura de vagas para a 2ª etapa (correspondente ao Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano) e 3ª etapa (equivalente ao Ensino Médio, da 1ª à 3ª série). Na EJATec, abrirá apenas turmas de 3ª etapa.

A EJATec está presente em 13 municípios goianos, nas escolas-polo listadas abaixo:

  • Anápolis – CEJA Professor Elias Chadud
  • Aragarças – CEJA de Aragarças
  • Caldas Novas – CEJA Filostro Machado Carneiro
  • Catalão – CEJA Professora Alzira de Souza Campos
  • Cabeceiras – C. E. Professor Alfredo Nasser
  • Ceres – E. E. Virgílio do Vale
  • Formosa – C. E. Professor Claudiano Rocha
  • Goiânia – CEJA Universitário
  • Goiânia – CEJA Arco-Íris
  • Goiânia – C. E. Ary Ribeiro Valadão Filho
  • Goiânia – E. E. João José Coutinho
  • Iporá – CEJA Dom Bosco
  • Inhumas – C.E. Joaquim Pedro Vaz
  • São Miguel do Araguaia – E.E. Dom Bosco
  • Uruana – C.E Zico Monteiro
  • Valparaíso de Goiás – C. E. Céu Azul

Os alunos que quiserem cursar a EJA regular devem se matricular presencialmente em uma das 256 escolas da rede estadual que ofertam esta modalidade. Baixe a lista das escolas que ofertam EJA abaixo:

Renovação de matrícula e transferência

Os estudantes que já estão matriculados na EJATec ou na EJA presencial e querem ser transferidos para outra unidade devem ir à escola para realizar a Transferência por Interesse Próprio (TIP) até 23 de julho.
 
Devido à pandemia e para evitar aglomerações, a renovação de matrícula dos alunos da EJATec e EJA presencial será automática. Posteriormente, em alguma atividade presencial na escola ou visita à unidade, os estudantes ou pais e responsáveis deverão assinar um termo de renovação.

Cronograma de matrículas da EJA e EJATec

Renovação de matrícula: 11 a 30 de junho (automática)
Transferência por Interesse Próprio: 21 de junho a 23 de julho (na escola)
Solicitação de novas matrículas (EJATec): 21 de junho a 23 de julho (pelo site)

Solicitação de novas matrículas (EJA): 21 de junho a 23 de julho (na escola)