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Centros de Ensino em Período Integral passam por reformas em todo o estado

educacao
31 de março de 2021

Algumas das unidades escolares contempladas mantinham a mesma infraestrutura há mais de 20 anos

Os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) de Goiás têm recebido, cada vez mais, investimentos para melhorias em suas infraestruturas. Somente neste ano, 39 unidades escolares da Educação em Tempo Integral receberam recursos para a realização de reformas gerais em seus prédios.

Dentre os contemplados pelas obras está o Cepi Hugo Lobo, localizado no município de Formosa. A escola estadual, que hoje atende 456 alunos em período integral, realizou sua última grande reforma no ano de 1994, cerca de 27 anos atrás. “Com essa tão esperada reforma poderemos ampliar a qualidade dos ambientes de estudo e lazer dos nossos estudantes. Estamos recebendo uma cozinha e refeitório novos, onde os alunos farão suas refeições. Estamos também recebendo a quadra coberta, a qual ajudará na prática de esportes, ensaios da banda marcial, nas reuniões de pais e nas atividades realizadas na escola”, pontuou a diretora da unidade, Elenice Bau Meller.

Cerca de 30% da obra do Cepi Hugo Lobo já foi executada

Segundo ela, o grande desafio tem sido lidar com a curiosidade dos estudantes, que mesmo em aulas não presenciais anseiam por receber notícias das obras realizadas na escola. “Eles sempre perguntam como está, quando terminará a obra. E, quando eles têm a oportunidade de vir à escola, gostam de olhar o que é possível. Estão ansiosos pela quadra de esportes”, reforçou a gestora.

Resolução de antigos problemas

Outros dois Cepis, jurisdicionados à Coordenação Regional de Educação (CRE) de Formosa, foram contemplados com recursos para a realização de adequações em seus prédios. Um deles é o Cepi Professor Sérgio Fayad Generoso, que atende 447 alunos de Ensino Médio. De acordo com o gestor da unidade, Hander Abadia de Sousa, a escola tinha um problema na parte elétrica, o que gerava constantes quedas de energia e impedia a instalação de aparelhos de ar condicionado.

Cepi Professor Sérgio Fayad Generoso passa por adequações na parte elétrica

Com os R$ 785,549,56 destinados à unidade, além das adequações na parte elétrica, serão realizadas: a ampliação dos sanitários acessíveis, da cozinha e do refeitório; a reforma do calçamento externo, dos sanitários dos funcionários e do reservatório de água superior; a restauração das janelas; a adequação de instalações contra incêndios e a pintura geral.

“Será um ganho muito grande para a nossa comunidade”, destacou o diretor da unidade sobre o impacto das melhorias no cotidiano dos estudantes e profissionais da Educação.

Novos espaços

No Cepi Presidente Vargas, também localizado no município de Formosa, o desafio tem sido a realização das três refeições diárias dos estudantes. De acordo com a gestora Sandra Dupuy, apesar de a unidade ter sido transformada em uma escola de tempo integral em 2015, somente agora ela contará com um espaço para a realização das refeições. “Desde 2008 o então Colégio Estadual Presidente Vargas era um projeto-piloto de Escola em Tempo Integral, mas não possuía refeitório”, relembrou a diretora. Agora, com a aplicação dos R$347.770,98 em recursos, a escola contará com uma nova cozinha com refeitório. Além disso, está prevista a realização da reforma geral da unidade, com a troca do piso e a adequação dos sanitários para o atendimento às pessoas com deficiência (PcD).

Centro de Ensino em Período Integral Presidente Vargas, em Formosa, deve ganhar novo refeitório

Para a coordenadora regional de Educação de Formosa, Eliete Gomes, as mudanças em três das seis escolas de tempo integral da regional contribuirão para a consequente ampliação no atendimento aos estudantes. “A aceitação da comunidade em relação às escolas de tempo integral é muito grande! Hoje tem lista de espera de alunos interessados em ocupar uma vaga nessas escolas”, reforçou a coordenadora.

Os gestores também reforçam que as melhorias prometem atender não só aos estudantes, mas também aos profissionais de Educação e à comunidade escolar.

“Todas essas reformas contemplam uma organização melhor dos funcionários na prática de suas atividades diárias. O espaço ampliado melhora e muito as condições de trabalho”, concluiu a gestora do Cepi Hugo Lobo, Elenice Bau Meller.  

Educação Integral

Um dos princípios da Educação Integral é o de que cada ambiente da escola constitua um espaço repleto de potencialidades dentro do contexto formativo. Por isso, garantir o acesso a espaços adequados têm sido uma das prioridades do Governo de Goiás.

Somente no ano passado, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destinou R$ 23,4 milhões para a aquisição de equipamentos e contratação de serviços para manutenção nos 151 Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) do estado. Na oportunidade, cada unidade recebeu R$ 157,5 mil. Além disso, o Governo de Goiás realizou a entrega de 5.295 conjuntos monoblocos e de armários do tipo escaninho para todas as escolas em tempo integral do Estado. O objetivo foi viabilizar a dinâmica dos estudantes dessas unidades escolares, permitindo a realização de refeições e o acondicionamento dos materiais escolares em espaços adequados.

Confira a lista completa dos Cepis que estão em obras:

UNIDADES ESCOLARES (CEPIs)      MUNICÍPIO

CEPI GOMES DE SOUZA RAMOS – ANÁPOLIS

CEPI CECILIA MEIRELES  – APARECIDA DE GOIÂNIA

CEPI PROFESSORA ANTUSA     –   CAMPOS BELOS

CEPI JOÃO XXII – CERES

CEPI HUGO LOBO     –       FORMOSA

CEPI PRÉ UNIVERSITÁRIO     –       GOIÂNIA

CEPI PROF JOAQUIM CARVALHO FERREIRA     –    GOIÂNIA

CEPI NOVO HORIZONTE – GOIÂNIA

CEPI CARLOS ALBERTO DE DEUS          –     GOIÂNIA

CEPI PEDRO GOMES   –    GOIÂNIA

CEPI JUVENAL PEDROSO      –        GOIÂNIA

CEPI PEDRO XAVIER TEIXEIRA   –  GOIÂNIA

CEPI ARY RIBEIRO VALADÃO FILHO     –     INHUMAS

CEPI OSORIO RAIMUNDO DE LIMA    –      IPORÁ

CEPI DOM VELOSO    –      ITUMBIARA

CEPI JOSE FELICIANO FERREIRA – JATAÍ

CEPI ANTONIO PANIAGO       –      MINEIROS

CEPI CALDAS NOVAS   –   CALDAS NOVAS

CEPI PEDRO VIEIRA JANUARIO  – BELA VISTA

CEPI RUI BRASIL CAVALCANTE  – PIRACANJUBA

CEPI MARIA EULALIA DE JESUS PORTILHO     –       PIRANHAS

CEPI ARGEMIRO ANTONIO DE ARAUJO – POSSE

CEPI ANTONIO CLARET CARDOSO      –      ALVORADA DO NORTE

CEPI JOSE SALVIANO AZEVEDO – SANTA HELENA

CEPI DR SEBASTIÃO GONÇALVES DE ALMEIDA   – URUAÇU

CEPI PROFESSORA MARIA CARMELITA MACEDO CORREIA       –     CERES

CEPI PRESIDENTE VARGAS    –      FORMOSA

CEPI SYLVIO DE MELO  –   MORRINHOS

CEPI EDMUNDO PINHEIRO DE ABREU  –   GOIÂNIA

CEPI VISCONDE DE MAUÁ      –     GOIÂNIA

CEPI BANDEIRANTE    –    GOIÂNIA

CEPI GERCINA BORGES TEIXEIRA        –      CAIAPÔNIA

CEPI SÃO SEBASTIÃO  –   SÃO LUÍS DE M. BELOS

CEPI PROFESSOR JOÃO REZENDE DE ARAÚJO  –   TURVÂNIA

CEPI ABRÃO MANOEL DA COSTA       –       TRINDADE

CEPI JOSÉ EDUARDO DO COUTO       –        ITAGUARI

CEPI  DRº ARY RIBEIRO VALADÃO FILHO – ITAGUARU

CEPI PROFª ANA MARIA FERREIRA DE PAULA   –   PLANALTINA

CEPI PROFESSOR SÉRGIO FAYAD GENEROSO   –   FORMOSA

Plano Estadual de Educação
Essa ação atende as metas 03 e 21 do Plano Estadual de Educação (PEE)