Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , , ,

Inteligência artificial tira dúvidas de pais e estudantes durante matrícula

educacao
23 de dezembro de 2020

Seduc Goiás disponibiliza mais uma ferramenta de atendimento aos estudantes, pais e responsáveis nesse período de matricula escolar. A ferramenta de inteligência artificial tira dúvidas e auxilia a população a ingressar na rede estadual de Educação

Fruto de parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e de Educação (Seduc) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), o programa ‘Bot da Matrícula’ vai tirar dúvidas sobre o processo de matrícula dos estudantes na rede estadual de ensino 2021/1. O programa vai substituir as ligações para o telefone 0800, que foi utilizado nos anos anteriores pela Seduc.

O ‘Bot da Matrícula’ é um projeto simples de inteligência artificial, criado a partir de um FAQ (perguntas frequentes). Caso a dúvida não possa ser solucionada por meio do robô, o cidadão é encaminhado para atendimento via chat. O Bot é acessado pelo link “Atendimento Tira-Dúvidas” – www.matricula.go.gov.br/matricula/website/index.html.

Na Sedi, o programa foi desenvolvido dentro do recém-criado Laboratório de Inovação Goiás (Ligo). Lembrando que até o dia 9 de janeiro de 2021, as pessoas interessadas em ingressar nas escolas e colégios da rede estadual de ensino deverão solicitar sua vaga por meio do site www.matricula.go.gov.br.

Agilidade no processo

O programa nasce de uma necessidade de ampliar e agilizar o acesso à informação para a comunidade escolar. Trata-se de um projeto inicial que faz parte de uma série de ferramentas inovadoras que serão desenvolvidas com esse mesmo intuito.

O serviço é destinado apenas para novos alunos, que compreende estudantes oriundos de outras redes de ensino (Municipal, Federal e Privada), de outros Estados ou que deixaram de estudar. É necessário informar o nome completo do aluno ou da mãe e/ou responsável), CPF do aluno, data de nascimento, etapa, série e turno desejados, opções de escolas (se possível três), o munícipio da escola que deseja estudar (obrigatório), telefone para contato e e-mail.

Plano Estadual de Educação

Esta ação atende a meta 12 do Plano Estadual de Educação