Programas e Projetos
Os programas, projetos e ações de protagonismo juvenil visam divulgar, criar e estimular no ambiente das escolas de ensino médio da rede pública estadual, atividades que despertem nos jovens a sua capacidade de questionar, opinar, criticar e propor soluções e alternativas, percebendo-se como agente participativo e de mudança. Nesse sentido, dentre as estratégias definidas para fomentar o Protagonismo Juvenil nas unidades escolares de Ensino Médio estão a mobilização, a articulação e o desenvolvimento de ações que envolvam os estudantes, ampliando a sua atuação participativa e cidadã, contribuindo para alcançar os resultados pactuados, coletivamente na comunidade escolar, tais como: a melhoria da qualidade de ensino, dos índices de frequência e do clima coletivo, compartilhando desafios e as metas estabelecidas no planejamento estratégico. Conheça alguns programas e projetos que você estudante poderá participar!
Superintendência do Ensino Médio - SEDUC/SUPEM

A Superintendência de Ensino Médio/Gerência de Ensino Médio/Coordenação do Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e Protagonismo Juvenil elaborou um documento, que traz orientações para auxiliar na realização do planejamento para a acolhida aos pais e/ou responsáveis e aos estudantes das unidades escolares de Ensino Médio regular em tempo parcial no início do ano letivo. O Acolhimento é considerado o início da preparação do Projeto de Vida e da retomada das atividades escolares. Consiste em atividades programadas para receber, socializar, compreender as experiências vividas, colocar em prática as melhores atitudes e habilidades e, ainda, informar, esclarecer e auxiliar os estudantes do ensino médio parcial de todas as unidades escolares estaduais de Goiás. Assim, a proposta é oportunizar espaço para que os estudantes e pais e/ou responsáveis possam gerenciar emoções, alcançar objetivos, demostrar empatia, manter relações sociais positivas. Também, um momento de orientar os estudantes sobre a agenda de atividades da escola para o ano letivo e demonstrar a importância da corresponsabilização de todos, para que as ações alcancem resultados exitosos.
CADERNO DE ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES - 2023
CADERNO DE ACOLHIMENTO AOS PAIS E RESPONSÁVEIS - 2023
CADERNO DE ACOLHIMENTO AOS PAISE_OU RESPONSAVEIS - 2022.pdf
CADERNO DE ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES - 2022.pdf

A Semana Estadual de Orientação Vocacional foi instituída pela Lei Estadual/GO nº 20.616/2019, com o propósito de ajudar os jovens na escolha de sua profissão com a orientação da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Superintendência de Ensino Médio/Gerência de Ensino Médio. As ações da “Semana Estadual de Orientação Vocacional - Conhecendo as Profissões”, tem por objetivo orientar as unidades escolares no planejamento e desenvolvimento de atividades que envolvam os estudantes de Ensino Médio, no intuito de orientá-los na escolha de sua profissão, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, conscientes e capazes de compreender a dinâmica da sociedade e, consequentemente, do mundo do trabalho.

O Projeto SuperAção na Escola acontece na semana do Dia dos Estudantes nas escolas de Ensino Médio regular em tempo parcial e visa promover a reflexão acerca dos interesses coletivos e do impacto positivo no clima escolar. As ações desenvolvidas são voltadas à sensibilização e à conscientização da comunidade escolar, fortalecendo, assim, o processo educativo, cultural, social, esportivo, ambiental, direcionando olhares à sustentabilidade, ao entretenimento e à qualidade dos espaços escolares.
As ações são realizadas envolvendo o coletivo de jovens com a participação das lideranças estudantis e equipe gestora, professores, funcionários e comunidade local. A ideia é que os estudantes, pais, professores, gestores e colaboradores, intervenham na realidade da escola, assumindo o compromisso de reciprocidade e de pertencimento à escola e à comunidade local, com o empenho de melhorar o clima escolar.
Projeto Superação na Escola 2021.pdf

O Projeto Solta o Verbo Agente Jovem - Roda de Conversa com Estudantes de Ensino Médio Regular em Tempo Parcial, com a participação das lideranças estudantis (Agente Jovem, Representante de Turma, Chefe de Turma/CEPMG e representantes de Grêmios), gestão escolar e estudantes convidados, tem o intuito de promover momentos específicos para tratar de assuntos relacionados aos desafios enfrentados pela unidade escolar. Esse momento de diálogo com os estudantes, virtual ou presencial, propicia um ambiente participativo, envolvendo-os nos processos de discussão, decisão, planejamento e execução das ações fortalecendo o protagonismo juvenil. O projeto visa a aproximação entre estudantes e gestão escolar no cotidiano, promovendo o exercício democrático, que tem a fala e a escuta como instrumento de participação. Isso possibilita a criação de uma nova relação com a escola a partir da expansão dos horizontes e da interação no ambiente escolar, contribuindo para o fortalecimento de vínculos, mobilizando mais estudantes no projeto; sensibilizando-os para a questão de ser parte da escola e da comunidade; promovendo a integração, a troca de experiências e conhecimentos entre eles.
EBOOK SOLTA O VERBO - PROJETO RODA DE CONVERSA COM OSESTUDANTES .pdf
Instituições Parceiras
Programa Parlamento Jovem Brasileiro é realizado, anualmente, pela Câmara dos Deputados Federais, com objetivo de possibilitar aos estudantes de ensino médio de escolas públicas e particulares a discussão acerca de temas como política e cidadania. Os estudantes selecionados participam de uma jornada parlamentar durante uma semana como deputados jovens, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Os estudantes interessados participam por meio da elaboração de Projetos de Lei sobre um tema escolhido pelos internautas. Outras informações são obtidas no seguinte endereço: Instagram e Facebook: @parlamentojovembrasileiro
Programa Jovem Senador é um concurso de redação promovido pelo Senado Federal que ocorre anualmente e é destinado para os estudantes do ensino médio de escolas públicas da rede estadual, com até 19 anos de idade, com abordagem de temas relevantes da atualidade. Seu objetivo é fomentar a consciência política dos jovens e, com isso, promover transformações/avanços para a sociedade brasileira. O estudante selecionado viaja a Brasília para atuar como Jovem Senador durante uma semana. As inscrições acontecem, geralmente, no final do primeiro semestre. Outras informações podem ser obtidas no site:
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. Podem participar estudantes de Ensino Médio da rede pública que tenham entre 15 e 18 anos, nunca tenham viajado para os Estados Unidos, tenham uma boa fluência oral e escrita em inglês, bom desempenho escolar, perfil comunicativo e de liderança, que pertençam a família de baixa renda e estejam engajados em iniciativas de empreendedorismo/impacto social. Este programa oferece uma oportunidade de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, para jovens protagonistas que buscam soluções para os problemas de suas respectivas comunidades, por meio de ações criativas e inovadoras com um viés voltado para o empreendedorismo social.
As inscrições acontecem a cada ano, pela página do Programa Jovens Embaixadores.www.facebook.com/JovensEmbaixadores ou www.jovensembaixadores.org
O Programa de Leitura Todo Dia é desenvolvido por meio do Projeto Espaço de Leitura para Jovem, este apresenta em sua proposta ações com fins pedagógicos para as escolas do Ensino Médio com a finalidade de despertar nos estudantes o interesse pela leitura mediada pelo professor utilizando a tecnologia e valorizando os conhecimentos prévios. Tem objetivo de oportunizar práticas de leitura aos estudantes de Ensino Médio parcial a partir de experiência de reflexão filosófica para construção de uma formação crítica e emancipadora. Um projeto comprometido com a formação de leitores, com reflexões sócio-históricas por meio de grandes temas de discussão filosófica, como razão, verdade, conhecimento, ética, política, arte, religião, história, lógica, entre outros. O Projeto será desenvolvido com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio de escolas selecionadas, com a leitura e análise de livros clássicos utilizando a plataforma Moodle.