O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung, é voltada para professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo Brasil, com intuito de integrar conhecimentos de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias aos projetos inovadores em prol da sociedade e de suas comunidades e desafia todos os envolvidos a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O Principal objetivo do Prêmio é fazer com que os estudantes, orientados por seus professores e em colaboração com seus colegas de turma, conheçam e identifiquem os problemas na comunidade para desenvolverem um projeto que contribua com uma solução simples e sustentável para melhorar o lugar onde vivem.
Prêmio Jovem Cientista
É uma iniciativa da Samsung com coordenação geral do Centro de pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, voltada para professores e estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo Brasil, com o propósito de integrar conhecimentos de ciências, matemática, física e biologia aos projetos inovadores em prol de uma sociedade e de suas comunidades. O principal objetivo de Prêmio é fazer com que os estudantes, orientados por seus professores e em colaboração com seus colegas de turma, conheçam e identifiquem os problemas na comunidade para desenvolverem um projeto que contribua com uma solução simples e sustentável para melhorar o lugar onde vivem. A cada edição do Prêmio Jovem Cientista é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, com prioridade nacional, que atenda às políticas públicas do governo federal e seja de relevância para a sociedade brasileira. Na categoria "Estudante do Ensino Médio'', podem concorrer estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico, que tenham menos de 25 (vinte e cinco) anos de idade.
Concurso Internacional de Redação de Cartas
Promovido, anualmente, pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, no Brasil o concurso é realizado pelos Correios e acontece em três fases: escolar, estadual e nacional. A iniciativa recebe inscrições de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. O objetivo do concurso é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.
Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos Humanos “Óscar Arnulfo Romero”
Esta premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e ONGs que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras questões.
Prêmio Prudential
O Prêmio Prudential Espírito Comunitário é um programa de reconhecimento e incentivo ao jovem que realiza ação voluntária com potencial de transformação social e/ou ambiental. Esse projeto abre espaço para a atuação do jovem em ações voluntárias na sua comunidade. Requisitos para a inscrição: Ter idade entre 14 e 19 anos; Ser estudante do Ensino Médio (matriculado em instituições públicas ou privadas de todo o Brasil); Ter realizado ações nos dois últimos anos; Apresentar documentos que comprovem as ações.
Concurso de Redação da Defensoria Pública da União - DPU
O Concurso de Redação, promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), é destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA). Visa despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos, nos ambientes educacionais da rede pública de ensino.
Game da Cidadania da Controladoria-Geral da União -CGU
O Game da Cidadania é uma ação voltada adolescentes e jovens de todo o país com idade entre 11 e 17 anos (Ensino Médio e Fundamental), estruturada e pautada no uso de tecnologias. É uma atividade gamificada realizada em plataforma virtual da CGU com intuito de estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre o público adolescente e jovem, desenvolvendo a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia das pessoas.