Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , , ,

Governador Caiado lança guia com medidas de segurança para retorno às aulas presenciais e anuncia pagamento de progressões e diferenças salariais

educacao
22 de julho de 2021
Governador Caiado lança guia com medidas de segurança no retorno às aulas presenciais e anuncia pagamento das progressões e de diferenças salariais

Durante o lançamento do guia para retorno às aulas presenciais na rede pública estadual de ensino, na manhã desta quinta-feira (22/07), o governador Ronaldo Caiado anunciou duas boas notícias para os servidores da educação estadual.

O retorno da concessão das progressões verticais e horizontais, que reconhece o esforço de qualificação dos efetivos, e a continuidade do pagamento das diferenças salariais devidas aos servidores desde 1994. “Isso é fundamental para o Estado melhorar a qualidade de sua educação e contar com profissionais bem capacitados em sala de aula”, destacou o governador.

Caiado reforçou também que o pagamento das progressões é um direito adquirido de quem se esforçou para continuar estudando e buscando conhecimento. Para o governador, o retorno do pagamento das progressões devolve a perspectiva de crescimento na carreira para aqueles que se esforçaram, além de servir como fator de motivação.

De acordo com o governador, na folha do mês de julho, 3.516 servidores já serão contemplados com o pagamento das progressões verticais e horizontais, sendo que o impacto mensal da medida nos cofres estaduais será de R$ 1.023.294,52. Ronaldo Caiado também frisou a importância da continuidade do pagamento das diferenças salariais que chegam agora a mais 29.986 servidores.

“Além de valorizar quem se esforça e trabalha pela qualidade da educação, essas duas medidas são o reconhecimento por tudo que os professores fizeram na pandemia para que Goiás continue sendo uma referência nacional em ensino público”, acrescentou o governador.

Vacinação de professores

Sobre o retorno das aulas presenciais no dia 2 de agosto, Caiado informou que 97,2% dos professores da rede pública estadual já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Ele lembrou que só foi possível alcançar esse alto índice de imunização graças aos esforços do Governo de Goiás junto ao Ministério da Saúde.

O governador também fez questão de destacar que o lançamento do Guia de Implementação do Protocolo de Biossegurança faz parte das medidas adotadas pelo Governo de Goiás para garantir o retorno das aulas presenciais com segurança. “Os alunos e professores vão retornar às escolas e encontrar um ambiente bonito, limpo e seguro. Os estudantes estão recebendo uniformes, tênis, mochilas e kits de material escolar. Estamos fazendo o controle sanitário e valorizando os servidores. Com isso, Goiás tem tudo para ser a grande referência em educação no Brasil”, projetou o governador.

Conforme a secretária Fátima Gavioli, o guia foi elaborado durante 90 dias com a participação de profissionais da Secretaria Estadual da Saúde, da Associação Goiana dos Municípios (AGM), da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Esse guia trata de todos os detalhes sobre como deverá ser a volta às aulas, incluindo distanciamento, cuidados com a alimentação, com a higiene dos alunos, acolhimento e ainda questões socioemocionais”.

Goiás na frente

Segundo ela, em nível nacional, Goiás sai novamente na frente com a publicação do Protocolo de Biossegurança. “Da mesma forma, fomos o primeiro Estado brasileiro a implantar o ensino remoto no país”, acrescentou. A secretária comentou ainda que o guia é extremamente didático e será implementado com o apoio dos municípios.

“Ninguém tem respostas prontas para a pandemia, mas em um mês de aulas presenciais, vamos avançar muito. A única coisa que não pode mais acontecer é as aulas continuarem sendo remotas, da forma como está hoje”, frisou Fátima Gavioli.

Na opinião da secretária, o ensino híbrido veio para ficar e será um grande aliado a partir de agora, principalmente para fazer correções na defasagem, na recuperação dos alunos, nas aulas de reforço e no nivelamento.

Por fim, Fátima Gavioli ressaltou que a educação estadual estava vivenciando mais um dia especial, com a garantia do retorno das progressões verticais e horizontais e a notícia da liberação do pagamento de mais uma etapa das diferenças salariais pelo governador Ronaldo Caiado. “As progressões fazem muita diferença na vida dos servidores. Não é fácil investir numa pós-graduação e depois não ter nenhum reconhecimento financeiro por isso. Quem prioriza o conhecer para ensinar, tem que ser incentivado e valorizado e há muito tempo os servidores aguardavam por isso”.

Parceria com municípios

Presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), o prefeito de Goianira, Carlão da Fox, disse que o Guia será encaminhado para todas as prefeituras goianas colocarem em prática, de forma a uniformizar as ações e garantir a segurança de todos no retorno presencial.

Para Kelton Pinheiro, prefeito de Bonfinópolis e presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), o Guia “clareia as ações” a serem adotadas nas escolas municipais de sua cidade e serão utilizadas também para a elaboração do Plano Municipal de Contingenciamento. “Na pandemia, saúde e educação foram obrigadas a caminhar lado a lado”, argumentou ele.

Guia para retorno às aulas presenciais

Governo de Goiás lança guia de implementação para retorno às aulas presenciais

O Guia de Implementação do Protocolo de Biossegurança e Medidas Pedagógicas para Retorno às Atividades Presenciais tem como objetivo orientar professores e gestores quanto às medidas pedagógicas e de monitoramento constante para a retomada das aulas presenciais. Em 41 páginas, o documento traz informações sobre a organização do espaço escolar e as medidas de prevenção e controle da Covid-19 durante o retorno gradual das aulas.

A publicação foi elaborada com a participação das Superintendências de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados; do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação; de Ensino Médio; de Ensino Fundamental; de Modalidades e Temáticas Especiais; de Segurança Escolar e Colégio Militar; de Gestão Administrativa; Desporto Educacional, Arte e Educação; de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; da Educação Infantil e Ensino Fundamental; de Infraestrutura; de Planejamento e Finanças; de Educação Integral; de Tecnologia; de Organização Pedagógica e Revisão Técnica e de Organização dos Protocolos de Biossegurança e Revisão Técnica.

Presenças

A cerimônia de lançamento do Guia contou também com as presenças do secretário municipal de Educação de Goiânia, Wellington Bessa, representando o prefeito Rogério Cruz; dos deputados estaduais Vinícius Cerqueira, Maiclin Carreiro e Francisco Oliveira; do vice-presidente nacional da Undime, Marcelo Ferreira; da secretária estadual de Economia, Cristiane Schmidt; do secretário geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; do presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio de Castro; do superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, representando o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino; do chefe da Procuradoria Setorial da Seduc Goiás, Oberdan Valle; do assessor parlamentar Alceu Ribeiro, representando o deputado federal Zacharias Calil; e do assessor político do governador Ronaldo Caiado, Olivár Júnior.