Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , , , ,

Governo de Goiás inaugura laboratório de Robótica no Cepi Joaquim Edson de Camargo

educacao
12 de maio de 2021
Laboratório de Robótica do Cepi Cepi Joaquim Edson de Camargo

Unidade foi a primeira do estado a receber o laboratório, fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Campus Party. Escola também recebeu investimentos para obras de ampliação

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Joaquim Edson de Camargo, da rede pública estadual de ensino, recebeu, na manhã desta quarta-feira (12), o lançamento de duas novidades: a realização de obras para reforma e ampliação da unidade e a inauguração do novo laboratório de Robótica do projeto Include.

O anúncio foi feito durante uma visita do governador Ronaldo Caiado à unidade escolar, localizada em Goiânia. Na ocasião, o governante estava acompanhado do vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota; dos secretários de Estado Márcio César Pereira e Adriano Rocha Lima; e do Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farrugia. Também estavam presentes parlamentares, comunidade escolar e imprensa.

Durante a cerimônia, a gestora do Cepi, Rosângela Maria do Carmo, aproveitou para ressaltar a importância das ampliações e dos novos espaços para um melhor atendimento da unidade escolar. Segundo a gestora, desde que a unidade se tornou uma escola de tempo integral, os estudantes não têm um espaço adequado para a realização das refeições.

“Estamos lutando por esse refeitório há muito tempo, porque os nossos alunos não têm onde comer no Cepi e acabam comendo na sala de aula. Mas, a partir do ano que vem eles vão ter um refeitório e uma cozinha decente”, afirmou a gestora, celebrando a construção do novo espaço.  

Além da nova cozinha com refeitório, que sanará a falta de um ambiente adequado para a realização das refeições, o repasse no valor de R$ 285.911,11 contemplará a construção de um novo vestiário padrão séc. 21, uma central de gás, caixa d’água, calçada com acessibilidade e a pintura externa do muro.

Para o governador Ronaldo Caiado, as obras realizadas na escola demonstram a importância da política de descentralização dos recursos da Educação, medida que tem sido adotada durante toda a sua gestão e que tem surtido resultados positivos.

“Antes se passava uma ‘mão’ de cal no muro e pronto, acabou. Hoje não! Nós entregamos o dinheiro na mão dos nossos coordenadores regionais, diretores e está lá a prestação de contas, estampada no quadro para dizer onde foi aplicado cada centavo”, disse Caiado.

Projeto Include

Uma outra novidade lançada durante a visita ao Cepi Joaquim Edson de Camargo foi o laboratório de Robótica, implementado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Campus Party. O espaço é parte do Projeto Include e beneficiará 1,8 mil jovens em todo o Estado.

No novo laboratório, a equipe do Include capacitará gratuitamente adolescentes e jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da Robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também haverá a realização de oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das coisas).

“O Include traz para a gente a possibilidade de inserção social no mundo tecnológico. Não é um programa que começa e termina, ele entra na Educação fundamental despertando esse mundo da tecnologia, para uma carreira que está entre uma das mais valiosas no mercado, que é a carreira de Tecnologia da Informação. Ele desperta nas pessoas habilidades de como resolver problemas, a criatividade e cria uma trilha para que vocês (estudantes) possam se profissionalizar”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira durante a cerimônia de inauguração.  

Para um dos monitores que irá atuar no laboratório de Robótica do Cepi, Estevão Santos Cavalcante, o espaço é uma grande oportunidade para que tanto estudantes quanto professores tenham acesso e experienciem equipamentos tecnológicos de primeira linha. “Ensinar a Robótica para que eles possam instruir as próprias vidas e para que possam ter um futuro nessa área da Robótica, IOT e automatização me alegra muito. E, querendo ou não, eu acabo aprendendo muito com eles”, concluiu.

Melhorias

As obras anunciadas hoje e o novo laboratório somam-se às melhorias feitas pelo Governo de Goiás na unidade escolar nos últimos dois anos e que promoveram uma transformação na infraestrutura física e pedagógica da escola.

Somente por meio dos programas Pró-Escola, Reformar e Equipar foram investidos, entre os anos de 2019 e 2021, R$347.985,06 no Cepi Joaquim Edson de Camargo. Esse valor possibilitou o aparelhamento dos diversos ambientes escolares, além de melhorar a infraestrutura e o paisagismo.

“Nós nunca vimos tantos investimentos na Educação, principalmente nos Cepis. O Equipar veio para a gente equipar a cozinha, equipar todas as dependências. E, com o Reformar I e II, a escola agora é outra! Nós fizemos jardins e a escola ficou muito bonita. O pai chega na escola hoje e ele fica maravilhado e, antes, ele não ficava”, ressalta a gestora.

Além das obras, um novo laboratório destinado ao estudo das ciências biológicas foi instalado na unidade escolar. Equipado pelo Governo de Goiás, em parceria com o governo federal, o espaço reúne equipamentos como microscópios, lâminas e materiais didáticos e já está sendo usado pelos professores durante o regime especial de aulas não presenciais.