Governo de Goiás inaugura curso de Educomunicação em Comunidade Calunga

Estudantes do ensino médio da escola Calunga 1, sede, participam da primeira etapa do curso
Entre os dias 05 e 07/06 ocorreu a primeira etapa do projeto ” Educomunicação para Cidadania” na escola Calunga 1, sede, uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação e a Assembleia Legislativa que visa integrar as tecnologias de informação e comunicação às mídias sociais e ao contexto escolar, atuando na formação de jovens e professores. Essa região é um dos dez municípios contemplados pelo Gabinete de Políticas Socias de Goiás, por fazer parte do Índice Multidimensional de Carências das Famílias de Goiás (ICMF).
A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Secretária Fátima Gavioli, tem por objetivo assegurar o protagonismo e a autonomia dos jovens nos seus processos de aprendizagem e produção de conhecimento, aprendendo assim, a selecionar de forma crítica as informações a que têm acesso, de um lado, e, de outro, buscando trabalhar suas habilidades comunicacionais a fim de melhor expressar o que sabem, o que têm aprendido na escola e o que pensam sobre a sociedade em que vivem. Todo esse processo pode culminar em diferentes tipos de produções multimídias, como programas de rádio e/ou televisão (produção audiovisual), ensaios fotográficos, jornais, revistas, websites, plataformas em redes sociais.
Essas produções podem servir tanto para estreitar o diálogo e os laços comunicacionais dentro da própria comunidade (por exemplo mediando o diálogo entre jovens e adultos) ou fora dela, contribuindo, neste último caso, para a construção de melhores visibilidades para a comunidade em questão (redução de preconceitos, atração de melhorias para a região, etc). Tenta, neste sentido, ser uma alternativa favorável à dinamização dos processos de aprendizagem, que envolvem não apenas professores e estudantes, mas também outros membros da comunidade.
As pautas que serão trabalhadas com os jovens e professores estarão relacionadas aos direitos humanos e aos conteúdos curriculares desenvolvidos na escola, integrando desta maneira, BNCC, Educação para os Direitos Humanos e Habilidades e Técnicas Comunicacionais
O projeto busca a participação ativa dos professores e, portanto, segue em processo de planejamento e adequação de forma a assegurar o protagonismo da comunidade no desenvolvimento das etapas. Cada localidade terá um “perfil” de projeto diferente, dependendo dos interesses comunicacionais de cada região. Essa é uma ação de formação continuada que inicia-se por 6 meses no Calunga 1, mas depois pretende-se alargar o projeto para outras regiões Calungas e para a RIDE.