Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , , , , , ,

Governo de Goiás aplica novo questionário de escuta sobre formação no Novo Ensino Médio

educacao
14 de setembro de 2021

Nessa segunda etapa, participam da pesquisa estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da rede estadual. Prazo para aplicação vai até 30 de setembro

O Governo de Goiás iniciou, na última segunda-feira (13/9), a aplicação do II Questionário de Escuta dos Estudantes da Rede Pública do Estado de Goiás para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A iniciativa visa contribuir com as práticas escolares e fomentar a elaboração de projetos educacionais propostos pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), de modo a promover um ensino mais significativo.

Além dos aspectos pedagógicos, a aplicação do formulário fornecerá informações que contribuirão para a etapa final de implementação do Novo Ensino Médio em Goiás. A partir das respostas será possível mapear os interesses e expectativas dos estudantes destas etapas de ensino e conhecer a realidade de cada território, o que possibilitará a adequação das propostas de acordo com as demandas desta faixa etária.

“Cada um poderá fornecer informações a respeito da implementação do novo Ensino Médio sob pontos de vistas diferentes, o que será importante no processo de mudança para o Novo Ensino Médio”, afirmou a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, sobre a relevância da metodologia de escuta.

Caberá às escolas estaduais a definição das estratégias de aplicação do questionário, que será disponibilizado de forma on-line e conta com questões objetivas sobre a formação.

Ao todo, 50% dos estudantes de cada unidade escolar matriculados nessas etapas de ensino deverão participar da escuta. Prazo para o envio das respostas se encerra no dia 30 de setembro.

Escuta
Esse é o segundo questionário de escuta destinado aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em 2019, cerca de 45 mil alunos destas etapas de ensino responderam a perguntas sobre o futuro profissional, as áreas de conhecimento nas quais desejam se aprofundar e sobre o turno de interesse para os estudos.
 
Além disso, a Seduc, por meio da Superintendência de Ensino Médio, realiza rodas de conversa com estudantes e formações sobre as propostas do Novo Ensino Médio para professores e profissionais da Educação. A intenção é incentivar o diálogo entre os atores envolvidos nesse processo, permitindo que eles exponham suas dúvidas, anseios e expectativas.
 
Novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio consiste na mudança da estrutura desta etapa de ensino, com a ampliação do tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e a definição de uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos.
 
Em Goiás, o novo modelo está em fase de implementação desde o ano passado. Em 2021, mais 48 turmas da rede estadual iniciaram a oferta do Novo Ensino Médio com itinerário formativo técnico-profissionalizante.