Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, ,

Governo de Goiás abre inscrições para segunda edição do Embaixadores da Cidadania

cidadania
6 de maio de 2021

Projeto capacitará participantes para discutir educação cidadã, transparência, Lei de Acesso à Informação, portais de transparência e participação social. Curso será coordenado pela Controladoria-Geral do Estado e terá certificação de 100 horas emitida pela Universidade Federal de Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), abriu, nesta semana, as inscrições para a segunda edição do Embaixadores da Cidadania, um projeto de certificação que tem como alvo formar cidadãos com conhecimento em legislação e temas relativos à cidadania. São 600 vagas. Podem participar pessoas com mais de 16 anos que queiram aprender e exercitar a cidadania na execução de projetos de intervenção social.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 11 de maio no site www.embaixadoresdacidadania.go.gov.br. O edital do projeto e demais informações também estão disponíveis no site.

Ao discutir a temática da cidadania, a intenção da CGE é fomentar uma cultura política transformadora e participativa, em especial na sociedade goiana. Com duração de aproximadamente três meses, é esperada a capacitação direta dos participantes em diversos temas referentes ao exercício da cidadania e da participação social.

No dia 17 de maio, será liberada a lista dos 600 selecionados, sendo 500 participantes de Goiás e 100 de outras localidades. O primeiro dos três cursos teóricos em formato EAD começa dia 20 de maio. Como material de apoio para os participantes, além do conteúdo ministrado nos cursos, o projeto contará com uma série de podcasts e transmissões ao vivo no Youtube com convidados de renome na área de cidadania, controle social e participação cidadã.

As aulas teóricas vão até 18 de julho, quando sai a lista dos aprovados para a segunda fase, que consiste em apresentar o projeto de um desafio de impacto social, no qual os alunos vão submeter propostas que produzam impacto em suas comunidades, em um ambiente propício à cidadania.

Essa segunda fase dura até agosto, e o resultado final, com a classificação dos projetos aprovados, será conhecida em dezembro, quando ocorre a formatura e será concedida pela UFG uma certificação de 100 horas para quem concluir todas as etapas.

Edição anterior
Para se tornar um embaixador da cidadania é preciso dedicação e empenho. Na primeira edição, em 2020, o projeto Embaixadores da Cidadania foi sucesso e teve 1285 inscrições de cidadãos de 23 estados. Entre os inscritos, foram selecionados 611 para os cursos da primeira etapa. Para a segunda fase, o desafio de impacto social, foram aprovados 264 participantes de 16 estados. Desses, 183 embaixadores de 14 estados concluíram o projeto e foram certificados pela UFG. Os 10 primeiros colocados receberam uma premiação em dinheiro e consultoria para implantar o projeto.