Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , , , ,

Goiás lidera rankings no Brasil nos setores de educação, segurança pública e saúde

cidadania
16 de setembro de 2020

“É algo inédito, o país nunca assistiu nada parecido”, afirma governador Ronaldo Caiado ao citar performance positiva do Estado nos três setores fundamentais para população. Ele fez a referência durante evento que celebrou primeiro lugar no Ideb

“Somos o primeiro lugar em atendimento na área de saúde do país, segundo o IBGE. Pelo Ministério da Justiça, somos o primeiro lugar no combate à criminalidade. É o reconhecimento nacional”, citou governador Ronaldo Caiado nesta terça-feira (15/09), ao celebrar, no Palácio das Esmeraldas, a conquista da liderança também na educação pública. “É algo inédito, o país nunca assistiu nada parecido”, pontuou.

“É a primeira vez que se imprime um mapa onde temos, ali, apenas bem colocado o nosso Estado de Goiás”, destacou, ao apontar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Goiás atingiu a maior nota do Ideb 2019 na avaliação do ensino médio, em todo o Brasil, com 4,8. Também se tornou a única unidade da Federação a bater a meta individual estipulada para o ano de 2019. Além disso, o patamar alcançado foi superior ao registrado nacionalmente, de 4,2.

Sobre a segurança pública, os resultados positivos também são recorrentes. Em agosto, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, esteve em Goiás e confirmou que o Estado é líder no que se refere às ações de combate à criminalidade no país. Os indicadores de 2019 em relação a 2018 mostraram redução de homicídios (-21,8%), latrocínio (-43,8%), roubo de veículos (-57,89%), roubo de carga (-59,82%), roubo a instituição financeira (-83,33%) e roubo em propriedade rural (-13,9%).

E números que continuam em queda em 2020 em relação a 2019. De janeiro a julho, houve declínio no número de homicídios (-15,52%), latrocínios (-33,33%), roubo de veículos (-40%), roubo de cargas (-39,82%), roubo a instituição financeiras (-100%) e roubo em propriedades rurais (-43,72%). “Quero saudar o povo de Goiás e parabenizá-lo pela gestão transformadora que o governador Ronaldo Caiado vem fazendo à frente do Estado”, disse o ministro André Mendonça, à época.

Na área da saúde, a situação é semelhante. Goiás liderou o ranking nacional de pessoas que procuraram e conseguiram atendimento médico no Brasil. O resultado foi atestado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada no início de agosto, pelo IBGE. De acordo com o estudo, cerca de 1,1 milhão de goianos procuraram atendimento de saúde nas duas últimas semanas anteriores à data da pesquisa. Destes, 90,1% conseguiram atendimento. Número acima da média nacional, que foi de 86,1%.

O trabalho da atual gestão garantiu o investimento de 12,01% da receita corrente líquida de Goiás em ações e serviços públicos de saúde, totalizando o pagamento efetivo de R$ 2,28 bilhões no ano passado. A legislação estabelece que o Estado tem a obrigação de aplicar, no mínimo, 12% dos recursos arrecadados em despesas com saúde.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás