Fale Conosco

62 32016727

Gestão – Merenda Escolar

Gerência de Alimentação Escolar
GESTÃO 2016 – 2018

A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte, por meio da Gerência da Merenda Escolar, tem implementado inúmeras ações que visam o acesso, a permanência e o sucesso do aluno, com o intuito de proporcionar a esses educandos diferentes conhecimentos. Parcerias vem sendo firmadas com parceiros para a Merenda Escolar, tais como: EMATER, SENAR, além das Prefeituras Municipais.
Com o objetivo de qualificar os profissionais envolvidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar, cursos de capacitação tem sido ministrados, em parceria com o Programa Governo Junto de Você/SEGOV, para as Merendeiras, Coordenadores Técnicos e Gestores Escolares, das Redes Estadual e Municipal de Educação, qualificando-os para as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, o reaproveitamento integral dos alimentos, técnicas para implantar a horta escolar, além de dicas para enriquecer o cardápio da Merenda Escolar.
Além de acompanhar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), esta Gerência, cuida de todo Processo de Elaboração dos cardápios, este com foco em ofertar uma Alimentação Nutritiva e Saudável, observando os valores nutricionais necessários aos educando, de acordo com a faixa etária, respeitando, ainda, a Vocação Regional e Cultura Local.
Enfim, nossa maior atribuição é afetar positivamente o desenvolvimento cognitivo motor, através de uma Alimentação Balanceada e Atrativa, em conformidade com a Resolução nº26/2013-FNDE.
No setor de compras, a Gerência tem viabilizado a compra de utensílios de consumos e bens permanentes para que as cozinhas das Unidades Escolares possam ter melhor estrutura para a manipulação dos gêneros alimentícios para obtermos uma Merenda Escolar segura e de qualidade.
Este é o firme propósito da política de Alimentação Escolar desenvolvida nas Escolas Públicas Estaduais de Goiás, além de oferecer uma alimentação nutritiva e ao gosto dos alunos, fator importante no combate à Evasão Escolar, esta Gerência de Alimentação Escolar orienta as Unidades Escolares para que observem os Hábitos Alimentares, as Potencialidades Agrícolas de cada região, a Sazonalidade dos Produtos e as Possibilidades do Comércio Local.
Com o processo de Descentralização Estadual (1999), a Gestão de recursos financeiros e a execução do PNAE são de responsabilidade dos Conselhos Escolares das Unidades Escolares.
Desta forma, as compras dos produtos oriundos da Agricultura Familiar são feitas por meio de Edital de Chamada Pública, que é postado no site da SEDUCE, para conhecimento de todos os interessados. Após a seleção, a relação dos fornecedores selecionados, também será divulgada nesse site.
A Alimentação Escolar tem promovido uma importante transformação, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente nos municípios possam ser consumidos pelos alunos da Rede Pública de todo o Estado. Nesse sentido toda transparência para aquisição destes alimentos vem sendo utilizada, nesta Gestão, evitando assim Licitações Irregulares, Descumprimento Contratual dos Fornecedores, Despesas Irregulares e Superfaturamento.
Portanto, esta Gerência conta com uma Equipe de Profissionais capacitados para acompanhar e executar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas Unidades Escolares, desde a chegada do alimento ao consumo das refeições. Incentiva ainda, a prática contínua, permanente, transdisciplinar, Intersetorial e multiprofissional, que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a Aprendizagem, o Estado de Saúde do Escolar e a Qualidade de Vida do Indivíduo, por meio de projetos inovadores.
Diversos projetos têm sido planejados e alguns já estão sendo executados, com excelência.