Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , ,

Preparação para o Enem será estendida até a data das provas

estudantes
22 de Maio de 2020

– Anúncio de adiamento das provas tem o apoio do governo estadual
– Maioria dos alunos da rede estadual já fez a inscrição para o Enem 2020
– Inscrição pode ser feita até esta sexta-feira, 22/05

Com o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, divulgado nesta quarta-feira, 20/05, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação (MEC), a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, anunciou que os programas e atividades de preparação dos estudantes das escolas estaduais para o Enem deverão ser estendidos até a data das provas.

De acordo com a secretária, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), apoia o adiamento da realização das provas em função dos impactos da pandemia do coronavírus já que o Enem envolve milhares de participantes em todo o país, mas, defende sua realização ainda em 2020. “Mesmo antes da decisão do Inep a nossa posição era de que o Enem fosse realizado neste ano, ainda que em datas diferentes das já marcadas”, afirmou.

A secretária da Educação destacou que em Goiás o processo das aulas não presenciais, além de dar continuidade ao ano letivo durante o enfrentamento da pandemia, inclui também a preparação dos alunos do Ensino Médio, sobretudo da 3ª série, da rede pública estadual de ensino para fazerem bem as provas do Enem.

“Sempre nos posicionamos contra o cancelamento do Enem, mesmo porque estamos fazendo, aqui, um esforço gigantesco com as aulas não presenciais para assegurar a continuidade do desenvolvimento das atividades do processo de ensino e aprendizagem para todos os nossos estudantes e também estamos investindo fortemente nos programas específicos para os alunos que farão o Enem”, ressaltou Fátima Gavioli.

Segundo a nota oficial do Inep/MEC serão adiadas as datas das provas tanto na versão impressa quanto digital, em 30 ou 60 dias, em relação ao que estava previsto. A nota informa, ainda, que uma consulta aos inscritos no Enem 2020 será realizada, em junho, por meio da Página do Estudante. Em nova nota divulgada nesta sexta-feira, 22/05, o Inep/MEC informa a prorrogação das inscrições que, então, poderão ser feitas, até às 23h59 da quarta-feira, 27/05.

Clique aqui para entrar na pagina do Enem 2020

Clique aqui para fazer sua inscrição no Enem 2020

Clique aqui e acompanha o calendário do Enem 2020

Goiás Bem no Enem
Levantamento da Seduc indica que, até o anúncio do adiamento das provas, mais de 75% dos alunos das escolas da rede pública estadual de ensino já tinham feito a sua inscrição para o Enem 2020. As escolas, as coordenações regionais de Educação (CREs) e a Seduc, por meio de suas superintendências, estão fazendo um trabalho de mobilização para a participação dos alunos no Enem, considerado importante para a vida dos jovens.

A Seduc lembra aos alunos das escolas estaduais que, de acordo com o edital do Enem 2020, os estudantes que estiverem cursando a 3ª série do Ensino Médio em uma escola pública estão isentos da taxa de inscrição. Outros requisitos também permitem ao participante a isenção. Os interessados devem consultar o Edital disponível no portal do Inep.

Uma atenção especial para os alunos concluintes do Ensino Médio da rede estadual, que ocorre desde o ano passado por meio de projetos como o ‘Goiás Bem no Enem’ e ‘GoiásTec’, tem o objetivo de melhorar a participação desses alunos na entrada da universidade e no mundo do trabalho, e tem contribuído para que o estudante das escolas estaduais de Goiás seja estimulado a aprender e a se preparar para as seleções como o Enem.

“Aqui há um empenho muito grande para uma boa performance dos alunos das escolas estaduais, quer seja com o estímulo a que se dediquem a fazer boas provas, quer seja incrementando as aulas regulares do Ensino Médio com ferramentas mais adequadas, com linguagem mais apropriada para os jovens”, explica a secretária da Educação.

Conforme ressalta, os estudantes da rede estadual neste momento da pandemia contam com as aulas em ambientes virtuais, por canais remotos, com aulas televisionadas, portal de conteúdos e com programas como o ‘Goiás Bem no Enem’ e ‘GoiásTec’, entre outros. Ainda segundo a secretária, a rede estadual está preparando os alunos para a continuidade e conclusão do ano letivo e também para dar seguimento aos estudos no próximo ano, para avançar para o ensino superior e para a inserção no trabalho.

“Temos um grande trabalho sendo realizado que nos faz apoiar o adiamento, em virtude das decisões das áreas da saúde, e também defendermos, com muita seriedade, a realização do Enem. O que não apoiaríamos, certamente, seria o seu cancelamento”, reitera Fátima Gavioli, que também afirmou que os programas, ações e atividades voltados para o Enem continuarão sendo desenvolvidos até a data da realização das provas. “Nosso apoio aos nossos alunos é integral, o que queremos é o sucesso deles na vida”, disse a secretária.

Goiânia, 21 de maio de 2020.
Comunicação Setorial da Seduc