Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , , , , ,

Estudantes do Estado de Goiás participam dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s)

educacao
31 de outubro de 2021

Neste ano as competições acontecem no Rio de Janeiro

Os vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás, cerca de 180 estudantes de escolas públicas e particulares, com idade de 12 a 14 anos, participam dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), no Rio de Janeiro, até o dia 5 de novembro. Os atletas estão acompanhados por 19 dirigentes e 41 técnicos.

Neste ano, o Rio de Janeiro é palco das competições, onde nossos atletas competem em modalidades individuais e coletivas: Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol.

Um time de estudantes/atletas da ginástica rítmica iniciou a competição na quinta-feira (28). Goiás foi representado pela atleta de Ginástica Rítmica, Sofia Sampaio Santos (12), estudante do CE Marieta Telles Machado. Ela é Baliza da Banda Marcial do Colégio Estadual José Lobo, e tem como Técnica de Ginástica e Baliza, a professora da rede estadual de ensino Pollyanna França.

“Estou muito feliz com a oportunidade de representar o Estado de Goiás numa das competições mais importantes do Desporto Escolar. É daqui que saem os atletas que vão representar nosso país nas olimpíadas, nos mundiais e em outras importantes competições. Os atletas que representam o país e tanto nos inspiram passaram pelos JEBs”, pontuou Pollyanna França.

 A treinadora continua: “nessa semana a Ginástica Rítmica do Brasil fez história no mundial do Japão, conquistando pela primeira vez uma final por aparelhos no conjunto e uma final no individual geral. Nós também estamos escrevendo nossa história, pois esses alunos que aqui representam seus estados nos JEBs podem não chegar ao esporte de elite, mas tenho a certeza que sairão daqui mais amadurecidos, mais experientes, mais preparados para qualquer carreira profissional que desejem seguir”.

Na sexta-feira (29) foi o dia de estreia da ginástica artística, e Goiás tem como representantes Ana Luiza Ribeiro Brum e Ises Miranda Guedes, acompanhadas pelo técnico Rafael Costa dos Passos.

Moradora de Aparecida de Goiânia e Estudante da Escola Estrelinhas do Futuro, Ises Miranda (11) conta que estar no JEB’s tem sido uma experiência única. Ela treina há 3 anos.

Ana Luiza (12), de Goiânia, é estudante do Centro Educacional Omni e faz ginástica artística há 5 anos. “É a minha primeira competição e estou bem animada e ansiosa”, afirmou a atleta.

A abertura oficial do evento ocorre neste sábado (30), às 19h no Parque Olímpico-Arena Carioca 1, com desfile das delegações, e você pode conferir as transmissões ao vivo pelo Instagram @jebs_oficial.

Desporto escolar JEB’s

Os JEB’s são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O Governo Federal repassou R$ 17,9 milhões para o evento. Os recursos estão sendo usados no transporte, hospedagem e alimentação de todas as delegações, além da aquisição de materiais esportivos, contratação de árbitros, delegados e responsáveis pela área médica e medidas sanitárias.

A competição aberta a estudantes de 12 a 14 anos e tem representantes das 27 unidades da Federação. Os meninos e meninas disputam as medalhas em atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, haverá disputas de skate, escalada, dança, curling e polo aquático como modalidades demonstrativas.

O evento cumpre todos os protocolos de biossegurança. Em função de decreto editado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a competição pode ter público até o limite de 50% da capacidade das arenas. Os torcedores precisam apresentar esquema vacinal completo.