Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , ,

Estudantes do Ensino Fundamental realizam nova avaliação de aprendizagem

educacao
10 de maio de 2021
Ações implementadas pelo Governo de Goiás resultam em queda da taxa de evasão escolar pelo segundo ano consecutivo

Prova será aplicada a partir da próxima quarta-feira (12) em formato digital. Objetivo é monitorar o desempenho dos estudantes dessa etapa de ensino em Língua Portuguesa e Matemática

Estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental matriculados na rede pública estadual de Educação realizam, a partir da próxima quarta-feira (12), a segunda avaliação do projeto Foco na Aprendizagem. A prova será composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática e será aplicada em formato digital.

Assim como a prova anterior, realizada no mês de março, a avaliação foi organizada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc-GO) e busca monitorar o nível de proficiência dos estudantes nessas áreas do conhecimento. Para isso, serão realizados cinco exames ao longo de todo o ano letivo de 2021, estando os próximos previstos para os meses de junho, agosto e setembro.

De acordo com a gerente de Produção de Material para o Ensino Fundamental da Seduc, Alessandra Oliveira de Almeida, além de fornecer um importante diagnóstico da aprendizagem das crianças e adolescentes dessa etapa de ensino, a prova atua também como um mecanismo de preparo para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), previstas para o final do ano.

“Apesar de o 2º ano não participar de forma censitária do Saeb, essa avaliação nos permite avaliar o nível de alfabetização dos estudantes e verificar o que pode ser melhorado”, afirma a gerente.

Alunos sem acesso à Internet

A partir da próxima quarta-feira (12), todos os alunos de 2º, 5º e 9º anos receberão links que direcionarão para a plataforma de avaliação, desenvolvida pela Seduc-GO, por meio da Superintendência de Tecnologia. Para acessar a prova, o estudante deve clicar no link enviado e informar seus dados pessoais (data de nascimento, CPF ou nome da mãe). O prazo para a realização da prova é até o dia 17 de maio.

Para os estudantes que, comprovadamente, não conseguirem realizar a avaliação dentro do prazo estabelecido ou que não possuem acesso à Internet, a avaliação será disponibilizada de forma impressa pelas escolas. Nesses casos, o aluno deverá entrar em contato com a unidade escolar em que está matriculado a partir do dia 17 de maio e informar a necessidade da impressão do exame.

Cronograma

– Início da avaliação: 12 de maio

– Prazo final para envio das respostas: 17 de maio