Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , ,

Estudantes de Atitude revitalizam áreas de colégio estadual em Rio Verde

educacao
23 de novembro de 2021

A revitalização de áreas antes ociosas do Colégio Estadual João Velloso do Carmo, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, transformou o dia a dia da escola. Participantes do projeto ‘Estudantes de Atitude’, 40 alunos do colégio realizaram ações que beneficiam a prática de atividades esportivas e pedagógicas.

“Nossos alunos recuperaram uma quadra de vôlei de areia, anteriormente sem condições de uso, construíram um campinho de futebol onde era um estacionamento de bicicletas e implantaram o Espaço Pedagógico, que serve para atividades como jogos, leitura e convivência”, conta a professora Fernanda Cecília, uma das tutoras do projeto na unidade escolar.

A professora lembra que os estudantes fabricaram equipamentos para a construção e implantação dos espaços, entre eles as traves para o campo de futebol e a estrutura do Espaço Pedagógico. “Com a ajuda da comunidade, que nos doou materiais, os alunos fizeram a busca e produziram pelas próprias mãos os aparelhos”, destaca Fernanda.

Francielly Batista, 15 anos de idade, é uma dessas alunas, e ela se diz orgulhosa em transformar o cotidiano do colégio. “Temos de volta nossa quadra de vôlei, que nos dá a oportunidade de praticar mais atividades físicas e nos diverte bastante”, disse a estudante.

Três estudantes do grupo são do Atendimento Educacional Especializado (AEE), o que, segundo a professora Fernanda, também promove a inclusão dentro do projeto. Paulo Vítor Martins, de 18 anos, participou ativamente das ações e está feliz por isso. “Fiquei feliz em ajudar, na brita para o piso, lavar pneus e pintar pneus”, contou o aluno.

Cuidado e conservação

Para a professora Fernanda, o ‘Estudantes de Atitude’ atinge totalmente o seu objetivo de fomentar a cidadania e a participação social dos alunos. Tanto é que, de acordo com ela, os estudantes do João Velloso do Carmo passaram a cuidar ainda mais dos espaços da escola, inclusive chamando a atenção para qualquer atitude que possa causar a depredação do patrimônio e prejudicar o andamento das aulas, ressalta.

Participação vitoriosa

Em 2019, o Colégio Estadual João Velloso do Carmo ficou entre os 10 primeiros colocados entre as escolas públicas estaduais de Goiás no projeto Estudantes de Atitude, alcançando a 8ª colocação, com a ação de construção de um banco de assento utilizando 5 mil garrafas pets (recicláveis).