Fale Conosco

62 3220-9500

Tags:, , , ,

Escolas Famílias Agrícolas de Orizona, Goiás e Uirapuru recebem inscrições para curso técnico em Agropecuária

cidadania
17 de novembro de 2020

Cada unidade escolar está ofertando 40 vagas para curso com duração de três anos. Vagas são preferencialmente para filhos de produtores rurais. Para solicitar vaga, estudante deverá ter concluído o Ensino Fundamental

Para garantir uma boa formação técnica profissional aos jovens que moram na zona rural, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) mantém em funcionamento três Escolas Famílias Agrícolas em Goiás, que funcionam nos municípios de Orizona, Uirapuru e Goiás, a antiga Capital do Estado.

Estudantes que concluíram o Ensino Fundamental e tenham interesse em estudar nessas unidades escolares já podem fazer suas inscrições. O período de solicitação de vagas vai até o próximo dia 25. As vagas são reservadas preferencialmente para filhos de trabalhadores rurais, mas os demais alunos também podem se inscrever.

As EFAs trabalham dentro de um sistema conhecido como Pedagogia da Alternância Integrativa, que permite aos estudantes ficarem 15 dias na escola, em regime de internato, e outros 15 dias em suas comunidades, onde poderão aplicar na prática o que aprenderam na escola. “Essa pedagogia possibilita a formação integral do aluno, contribui para a sua formação integral e para o desenvolvimento autossustentável da agricultura familiar e do meio ambiente. Além disso, proporciona maior articulação entre os saberes do campo e os saberes da escola”, explica a gerente de Educação no Campo, Indígena e Quilombola da Seduc Goiás, Valéria Cavalcante da Silva Souza.

As três Escolas Famílias Agrícolas estão ofertando vagas para o curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Cada uma dispõe de 40 vagas para o próximo ano letivo. O curso tem duração de três anos e a carga horária sofre pequena variação nos três municípios. Na Escola Família Agrícola de Orizona (Efaori) o curso tem carga horária de 5.400 horas, sendo 3.120 horas referentes ao desenvolvimento dos componentes curriculares do Núcleo Tecnológico e 520 horas referentes aos componentes da parte diversificada do curso.

O calendário escolar prevê ainda 200 horas de Estágio Supervisionado Extra Curricular. No processo de seleção, a Efaori prioriza os estudantes dos 14 municípios da região da Estrada de Ferro. Por conta da pandemia da Covid-19, as inscrições estão sendo realizadas exclusivamente por meios virtuais, como telefone, internet ou redes sociais (Facebook e Instagram).

O resultado preliminar será divulgado no dia 11 de dezembro e o resultado final entre os dias 14 e 16 de dezembro. Outras informações pelo telefone (64) 3474.1442.

Uirapuru
Situada no Km 29 da Rodovia GO 156, a Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau) oferta vagas para o curso técnico em Agropecuária com carga horária de 6.920 horas, sendo 3.200 horas referentes ao desenvolvimento dos componentes curriculares do Ensino Médio, 3.200 horas referentes ao desenvolvimento dos componentes curriculares do Núcleo Tecnológico e 520 horas referentes aos componentes da parte diversificada do curso.

Além disso, o aluno terá que cumprir 400 horas de Estágio Supervisionado Extra Curricular. Terão prioridade às vagas estudantes que fazem parte de famílias de agricultores do Território Vale do Araguaia. As inscrições deverão ser feitas por ligação telefônica ou por meio do whatsApp (62 98207-3133 ou 98116-3904) ou pelo email (secretariaefau@gmail.com).

A partir do dia 16 de janeiro de 2021, o estudante deverá entrar em contato com a Secretaria da Efau para efetivação da matrícula. O primeiro contato deverá ser feito por telefone para agendamento da entrega dos documentos de forma presencial. Após o agendamento, o estudante e/ou responsável deverá comparecer na unidade escolar no dia e horário previamente agendados. As matrículas serão efetivadas a partir do dia 16 de janeiro e as aulas terão início no dia 25 de janeiro.

Goiás
As inscrições para o curso técnico em Agropecuária na Escola Família Agrícola de Goiás (Efago) podem ser feitas por meio dos e-mails 52073793@seduc.go.gov.br ou associacaoefago@hotmail.com. Outras informações podem ser solicitadas pelos telefones (62) 99821.3433 ou 99424.2316. Para ingressar numa EFA, o estudante precisa apresentar seus documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado e Histórico Escolar (diploma ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental).