Fale Conosco

62 3220-9500

Escolas extintas


Endereço: Rua Hugo de Carvalho Ramos, 201, Vila Irani , Goiânia/Goiás (Antigo Colégio Estadual Marechal Rondon)
Contatos: 3531-8102 | 3531-7700|
Horário de atendimento ao Público: Segunda – feira, Terça – feira, Quinta – feira e Sexta – feira = 8h às 12h e 13h às 17h ; Quarta – feira: 13h às 17h

Breve Histórico do Acervo das Escolas Extintas de Goiânia.

O Acervo de Escolas Extintas de Goiânia, atualmente, possui arquivos de 575 Instituições extintas da rede Estadual, Conveniadas e Particulares. É um departamento da Secretaria de Estado da Educação, vinculado a Superintendência de Ensino Médio.

O atendimento é às pessoas que necessitam do seu Histórico Escolar, Certificado ou Diploma. O horário de funcionamento é:  2ª a 6ª feira das 8h às 12h e 13 h às 17h, exceto na 4ª feira de 13h às 17h.

Os números de contato são: (62) 3531 7700 / 33531 8102

PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA O(A) ALUNO(A)

 1. Para que serve o Acervo das Escolas Extintas?

É o local onde ficam guardados os arquivos das Escolas Públicas, Conveniadas e Privadas que encerraram suas atividades e entregaram seus arquivos ao Acervo.

2. O Acervo é um departamento da Secretaria de Educação? O serviço é gratuito?

O Acervo é um departamento da Secretaria de Educação. A documentação solicitada é sem custo.

3. Eu preciso da minha documentação escolar de uma Escola que fechou o que preciso fazer?

Primeiramente precisa constatar se a Escola/Colégio em que estudou consta no Acervo. Depois devo saber quais os documentos necessários para fazer o requerimento.

 4. Toda Escola ou Colégio que encerram suas atividades são encaminhados a documentação ao Acervo?

Não. As orientações são para levarem todos os arquivos dos alunos para o Acervo, as vezes por um motivo ou outro não entregam seus arquivos.

5. Quais os documentos necessários para solicitar uma documentação escolar?

Precisa ser a cópia do RG (Identidade) ou Certidão de Nascimento ou de Casamento. Caso tenha alterado o nome ou sobrenome posteriormente ao período em que estudou no(a) Escola/Colégio, é necessário o documento que comprove a mudança. Por exemplo, quem casou-se e alterou o sobrenome precisa enviar a Certidão de Casamento. Para aqueles que alterou o nome precisa da decisão judicial.

6. Quantas escolas e Colégios constam atualmente no Acervo?

575 Escolas. Sendo da rede pública estadual, conveniadas e privadas.

7. Minha Escola fechou, mas não está no Acervo. O que devo fazer?

O (A) aluno (a) ou responsável deverá ir até o Acervo pegar uma Declaração que a Escola/ Colégio não consta no Acervo e procurar o Conselho Estadual de Educação para providências.

8. Eu preciso solicitar tempo de serviço na Escola que fechou, o que devo fazer?

Procurar o Arquivo Geral da Secretaria de Estado de Educação quando for uma Instituição Pública ou Conveniada. Quando for da rede privada pode entrar em contato com o Acervo que será feito uma busca nos arquivos disponibilizados pela mesma. É importante ressaltar que o Acervo trabalha com arquivos relacionados a alunos, ou seja, expedição de Históricos e Certificados/Diplomas.

9. O Acervo das Escolas Extintas é só de Goiânia?

Sim. As escolas extintas do Interior ficam cada qual no Acervo da Coordenação Regional de Ensino da região que atende a cidade onde funcionou a Instituição pretendida. Existem algumas Instituições que foram da cidade de Goiânia, mas teve pólos em outras cidades do Estado, nesse caso é só consultar a lista que está disponível nesse site.

10. Eu posso pedir uma pessoa da minha confiança para solicitar minha documentação escolar?

Sim. A pessoa deverá levar a cópia do documento pessoal (ver resposta de nº 05) com a informação da escola que você estudou.

11. Qualquer pessoa pode retirar a documentação escolar que eu solicitei quando estiver pronta?

Não. Só poderá retirar o documento de escolaridade o próprio aluno ou através de procuração para a pessoa que você determinar.

12. O Acervo faz solicitação por telefone?

Não. Somente por e-mail ou pessoalmente. Para solicitar via email é necessário anexar o documento pessoal (ver resposta de nº 05), informar o nome da Instituição que estudou, número de telefone para contato e depois enviar para o e-mail: acervo.seduce@seduc.go.gov.br

13. Qual o prazo para entrega do documento solicitado no Acervo?

De 90 a 120 dias para conclusão do documento se não houver problemas de irregularidades cometidas pela Instituição de ensino quando a mesma estava aberta. Se ocorrer esse fato o Acervo precisa encaminhar ao Conselho Estadual de Educação para providências, e por se tratar de outro Órgão irá depender da demanda.

14. Vou encerrar as atividades da minha Instituição Escolar. Como devo proceder para a organização da documentação?

Precisa entrar em contato com o Acervo para receber as orientações de organização da Escola.

15. O Acervo realiza veracidade e autenticidade de documentação escolar entregue a outras Instituições (abertas) de Escolas que constam nos seus arquivos?

Sim. A Instituição interessada deve encaminhar um Ofício, timbrado do órgão ou departamento, solicitando a veracidade do documento anexando cópias dos mesmos ao Acervo. Após uma busca minuciosa emitiremos uma resposta através de Ofício.

16. A minha Instituição funciona há vários anos e preciso de certificar o Registro em um Certificado/Diploma do aluno que estudou em nossa Instituição, porém foi feito pelo MEC. Como fazer?

R – O Acervo possui alguns livros de Registro realizados pelo MEC. No caso, precisa enviar o documento do aluno com “ uma pista” (nº do livro, nº de registro e página) para realizarmos uma busca em nossos arquivos. Caso não possuir essa “pista” pode enviar mesmo assim só acarretará um pouco mais de tempo para efetuarmos a resposta.

17. Vou encerrar as atividades da minha Instituição Escolar. Como devo proceder para a organização da documentação?

Precisa entrar em contato com o Acervo para receber as orientações de organização da Escola.

18. O Acervo realiza veracidade e autenticidade de documentação escolar entregue a outras Instituições (abertas) de Escolas que constam nos seus arquivos?

Sim. A Instituição interessada deve encaminhar um Ofício,
timbrado do órgão ou departamento, solicitando a veracidade do documento
anexando cópias dos mesmos ao Acervo. Após uma busca minuciosa
emitiremos uma resposta através de Ofício.

19. A minha Instituição funciona há vários anos e preciso de certificar o Registro em um Certificado/Diploma do aluno que estudou em nossa Instituição, porém foi feito pelo MEC. Como fazer?

O Acervo possui alguns livros de Registro realizados pelo MEC. No caso, precisa enviar o documento do aluno com “ uma pista” (nº do livro, nº de registro e página) para realizarmos uma busca em nossos arquivos. Caso não possuir essa “pista” pode enviar mesmo assim só acarretará um pouco mais de tempo para efetuarmos a resposta.