Fale Conosco

62 32014050

Tags:

Show de Maria Eugênia encerra com beleza projeto de escola estadual de Aparecida de Goiânia

educacao
7 de maio de 2019

O Colégio Estadual Maria de Fátima Santana, que fica no Bairro Condomínio Esmeralda, em Aparecida de Goiânia, fez o fechamento de um projeto que envolveu os alunos, professores e a gestão da escola em estudo, leitura, pesquisa e atividades sobre a cultura goiana, em especial, a música, com repertórios e estilos dos artistas goianos.

A quadra da escola, lotada, foi palco, nesta terça-feira, 07/05, de um show de uma das vozes reconhecidamente mais afinadas e belas da música goiana, a cantora Maria Eugênia, que encerrou o projeto com uma apresentação que encantou o público.

A secretária de estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participou do evento e falou da importância do projeto. “É um projeto de tanta força, carinho, empenho, riqueza, paixão, por esse Estado, esse projeto muda a comunidade, muda pessoas, as pessoas mudam a comunidade”, afirmou.

Valorização da cultura
De acordo com a diretora da escola, Maria Socorro Diniz, o projeto nasceu de iniciativa da professora de História, Silvia Gomes, que juntamente com os demais professores e servidores, e com a participação de todas as turmas da escola, buscou, por meio de aulas, pesquisa, leitura em grupo, miniprojetos, proporcionar interesse e conhecimento pela cultura em Goiás. Além de músicas e artistas goianos, os estudantes também puderam conhecer e foram envolvidos em atividades sobre a culinária feita no Estado.

O projeto, denominado Talentos de Goiás, também teve o objetivo de incentivar os estudantes a desenvolverem seus talentos para as artes. O show da cantora Maria Eugênia foi aberto com uma bonita apresentação musical feita pelos alunos Mateus Gentil, Vitória e Felipe, que cantaram “Eu, caçador de mim”, de Milton Nascimento, mostrando que o projeto também contribuiu para formar o interesse pela boa música popular produzida no restante do país.

Ainda durante o show de encerramento do projeto Talentos de Goiás, dois grupos formados por alunos da escola se apresentaram como corpo de baile enquanto Maria Eugênia cantava. Outro aluno da escola, Vítor, também cantou e recebeu o carinho da artista goiana, que o acompanhou em sua apresentação de voz e violão.

Goiana de corpo e alma
Maria Eugênia estudou piano, é formada em música e é uma das vozes mais conhecidas da música popular goiana. Entre outros prêmios recebeu o Prêmio Tiokô de Música, da União Brasileira de Escritores de Goiás; foi condecorada como Oficial da Ordem do Rio Branco, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em reconhecimento ao trabalho de divulgação da música popular brasileira no exterior; e, em São Paulo, recebeu o prêmio Projetos Culturais concedido pela Ordem dos Economistas.

Além do show, que fez acompanhada de Luiz Chaffin, seu marido e parceiro musical, e sua banda, a cantora Maria Eugênia falou com a plateia sobre cultura, sobre educação, sobre a missão de cada pessoa, professores, gestores, artistas. “Se a gente não vem para servir aos outros, não serve para vir”, lembrou a artista.

Ao lado de Luiz Augusto, parceiro de Amauri Garcia na música Jeito Goiano, e que também faz parte de sua banda, Maria Eugênia emocionou os presentes com essa canção considerada quase um hino ao povo goiano. Foi acompanhada em coro pelos estudantes e muito aplaudida.

Revitaliza Escola
A secretária Fátima Gavioli lembrou que muitos professores estão fazendo coisas grandiosas nas escolas. Para ela, o projeto do Colégio Estadual Maria de Fátima Santana é um exemplo dessas iniciativas. Em virtude disso, a secretária anunciou que um projeto deverá nascer, nesse colégio, no mês de junho.

“O projeto Talento dessa escola é tão grande, tão maravilhoso, que chamou a atenção das autoridades e nós assumimos um compromisso, com o governo do Estado, de que essa escola vai ser beneficiada com um programa chamado revitaliza escola, que em formato de mutirão, vai trazer melhorias e transformar essa escola”, anunciou a secretária.

Fátima Gavioli aproveitou a visita à escola para receber e conversar com diretores das demais unidades estaduais da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Aparecida de Goiânia, numa ação que vem sendo realizada pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) denominada Seduc Itinerante.


Também participaram do evento, entre outros, a coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Brito, e representantes do Conselho Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia.