Fale Conosco

62 32014050

Tags:, , , , ,

Servidores da Seduc fazem capacitação em gestão e fiscalização de contratos

educacao
13 de novembro de 2019

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Subsecretaria de Governança Institucional e do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação, realiza nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14/11, no auditório da Seduc, o curso ‘Gestão e Fiscalização de Contratos”.

Participam da capacitação os servidores da Seduc que trabalham com a gestão e fiscalização dos contratos nas diferentes superintendências. O objetivo é contribuir para a melhoria dos serviços nos processos que envolvem os contratos, uma área importante para a gestão pública como um todo.

O curso terá duração de 8 horas e está sendo ministrado pelo atual subsecretário de Governança Institucional da Seduc, Darley Queiroz, com formação na área. Darley é auditor de controle interno do Distrito Federal (DF), engenheiro civil, com especialização em gestão pública e controle externo e mestrando em economia do setor público.

A secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, fez a abertura do curso lembrando a importância da capacitação para os servidores. “É uma oportunidade de aprender, de aprimorar, independente da área dentro da secretaria da Educação, afinal de contas, uma hora ou  outra, vão demandar um serviço que envolva aquisição, contratos, convênios”, afirmou

Mundo

A secretária também falou sobre a participação dos servidores no curso. “Às vezes pensamos que tudo o que a gente sabe já é o suficiente, e não é. As mudanças são constantes, e a Secretaria da Educação precisa da presença de vocês nestas oportunidades de capacitação”, conclamou.   

Fátima Gavioli também destacou a dimensão da Seduc e sua interlocução com os mais diferentes setores. “A Secretaria de Educação, ela é o mundo, ela é um mundo em tudo”, afirmou. A secretária lembrou as ações conjuntas com todo o governo, por exemplo, com a secretaria da Saúde, da Segurança Pública, da Cidadania.  

De acordo com a secretária, o trabalho, no dia a dia, dificulta para as pessoas buscar informações que são relevantes, sobretudo no setor público. Ela lembrou,

por exemplo, a prestação de contas das escolas e a responsabilidade dos gestores, em cada uma das unidades, e a dos servidores na sede da secretaria. “A prestação de contas, dependendo da forma como é feita, até induz ao erro pelo qual se terá que responder”, explicou.   

Outro viés lembrado pela secretária  é a cooperação entre o estado e municípios, que exige que os responsáveis conheçam bem os procedimentos para o alcance dos objetivos de forma correta e duradoura.  A secretária assegurou que essas conversas, essas formações, por sua importância para a gestão pública, vão ter continuidade.

Segundo ela, o subsecretário Darley tem também esta missão na Seduc apoiando os servidores que lidam mais diretamente com a gestão e fiscalização de contratos da rede pública estadual de ensino. De acordo com o subsecretário, Darley Queiroz, o curso abordará vivências, boas práticas, jurisprudência, e outros, num compilado de situações para a melhoria da atuação na gestão e fiscalização de contratos.

Goiânia, 13 de novembro de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc