Tags:

Seduc se reúne com FNDE e gestores da educação em Águas Lindas

22 de março de 2019

Encontro discutiu andamento de obras de infraestrutura para ampliação de número de salas e fim do chamado “quarto-turno”

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, se reuniu com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Dacoteli, para discutir andamento de obras de infraestrutura para o setor. O encontro foi realizado após a inauguração da quadra coberta do Colégio Estadual Paulo Freire, em Águas Lindas de Goiás, nesta sexta-feira (22).

A reunião contou com a participação também dos coordenadores regionais de Luziânia, Rachel Machado, e Águas Lindas, Kris Leite, além de gestores da educação de municípios da região do Entorno do Distrito Federal. Na ocasião, foram expostas as dificuldades e obstáculos de unidades, além de esclarecimentos de dúvidas com relação a repasses de verbas e formulação de pedidos à Secretaria.

Fátima Gavioli ressaltou que o pedido do governador Ronaldo Caiado é que o foco esteja nas obras do Entorno, que precisam ser concluídas, principalmente com relação à ampliação do número de salas de aula. “Foi feito um levantamento e chegamos ao número de 40 salas de aula que precisam ser construídas para atender a demanda da região, ainda em 2019, para que cheguemos a 2020 sem o chamado ‘quarto turno’, que castiga nossos alunos”, destacou.

O presidente do FNDE afirmou que estão sendo realizadas reuniões para entender e resolver as pendências de responsabilidade do Fundo e o entendimento foi de concluir as obras que já estão em andamento. “Iniciamos uma nova gestão neste ano e mudança de governo impacta em orçamento. Não temos recursos financeiros para atender todas as obras, então vamos priorizar levando em conta o lado social. Entendemos que é mais barato encerrar o que já está em andamento, mas atenderemos alguns pré-requisitos, por isso a importância do mutirão de prefeitos para entender a real situação, ver documentação e dar andamento”, disse.

Na próxima semana, a Superintendência de Infraestrutura da Seduc já irá se reunir com o setor responsável do FNDE, para traçar metas e estratégias  de organização das obras da região do Entorno do Distrito Federal.