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Seduc implanta Comitê Setorial do Programa de Compliance

educacao
26 de abril de 2019

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) implantou o Programa de Compliance Público. A pasta assinou o termo de compromisso com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), no dia 15 de março, na primeira etapa da iniciativa. Na primeira reunião do comitê, foi aprovado o cronograma de atividades e o plano de comunicação.

O gestor de Finanças e Controle e gerente da Assessoria de Controle Interno da Seduc, Geovanni Maciel Gonçalves, explicou que a primeira etapa do programa de Compliance é instituir a política de gestão de riscos que traz os objetivos e diretrizes da ação. “Já foi realizada avaliação da maturidade de gestão de riscos, que tem o objetivo de medir a existência de uma abordagem formal desenvolvida para este trabalho.”

A primeira meta é implementar a gestão de riscos em áreas que serão escolhidas pelo Comitê Setorial. “Estamos elaborando um documento chamado Estabelecimento de Escopo, Contexto e Critérios, que vai contextualizar a secretaria e nos permitir entender o ambiente externo e interno no qual o objeto de gestão de riscos se encontra inserido e identificar parâmetros e critérios a serem considerados neste processo”, explica Geovanni.

A secretária de Educação, Fátima Gavioli, destaca que o compliance público vai trazer mais transparência para as ações realizadas pelas secretarias e pelo governo, de maneira geral. “É, sem dúvidas, uma ação extremamente positiva. Todas as ações que visam combater a corrupção são válidas e devem ser aplicadas dentro de cada pasta”, ressaltou.