Fale Conosco

62 32016727

Tags:, ,

Seduc Goiás divulga lista dos 12 pré-selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro

educacao
29 de julho de 2020
PJB 2020

Próxima fase classificará os três estudantes que representarão o Estado de Goiás, em 2021, na Jornada Parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio (Supem), divulgou, no final desta terça-feira (28/07), a relação dos 12 estudantes selecionados para a fase final  do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020.

Na etapa estadual, as propostas de projetos de lei apresentadas pelos alunos foram analisadas pela Comissão Avaliadora da Coordenação de Protagonismo Juvenil da Superintendência de Ensino Médio da Seduc Goiás.
Os critérios de seleção levaram em conta aspectos como a originalidade da proposta; justificativa; relevância da proposição para a sociedade; clareza, precisão e ordem lógica; uso adequado da escrita; proposição de âmbito nacional e técnica legislativa.

Etapas do programa

Dos 67 trabalhos inscritos, 12 foram selecionados. Os projetos seguem agora para a avaliação da equipe da coordenação nacional do PJB, em Brasília. O processo de seleção é realizado em duas etapas. A primeira é feita pelas secretarias estaduais de Educação e a segunda, pela Câmara dos Deputados.

A superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, explica que o próximo passo do PJB compõe a etapa nacional do programa, que deverá ser  divulgada entre os dias 17 de agosto e 4 de setembro.

O resultado final tem até o dia 18 de setembro para ser divulgado. Serão indicados 78 projetos de todos os Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Goiás contará com três representantes como jovens deputados na Jornada Parlamentar de 2021, que ainda não tem data definida para acontecer.

Os selecionados serão comunicados pela coordenação nacional do PJB por telefone, quando serão orientados também sobre como confirmar suas participações.

Cidadania e democracia

A superintendente Osvany Gundim destaca que os 67 projetos inscritos representam 16 Coordenações Regionais de Educação da Seduc Goiás. Ela também faz questão de ressaltar a importância do programa na formação dos jovens. “O PJB oportuniza aos nossos estudantes um momento significativo na discussão de temas que envolvem a participação política, a cidadania e a democracia”.

Sobre o PJB

O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, em Brasília, que visa fomentar nas escolas de Ensino Médio, públicas e privadas, a discussão de temas como política, cidadania, participação popular e democracia representativa.

Confira a relação dos 12 estudantes goianos confirmados para a etapa final do PJB 2020

1 – Ana Walquíria Correa Miranda
Colégio Estadual Martins Borges
Rio Verde

2 – Eduarda Batista Sabino
Colégio Estadual Vital de Oliveira
Santa Helena de Goiás

3 – Ezequiel Silva Lemos Rodrigues
Colégio Estadual Roque Romeu Ramos
Ouro Verde de Goiás

4 – Flávia Mariany Oliveira Soares
CEPMG José Carrilho
Goianésia

5 – Gabriela Rodrigues Ferreira
Colégio Dinâmico
Goiânia

6 – Gabrielle Carrijo Barbosa
Colégio Estadual Alfredo Nasser
Santa Rita do Araguaia

7 – Geovanna Alves do Nascimento Freitas
Colégio Estadual Rui Antônio da Silva
Turvelândia

8 – Gumercindo dos Santos Paiva Parreira
Escola Estadual João Velloso
Carmo do Rio Verde

9 – Marcelo Natal Borges de Jesus Filho
Colégio Estadual São João
Aparecida do Rio Doce

10 – Maria Clara Amorim de Souza
Cepi Polivalente Professora Antusa
Campos Belos

11 – Maria Julia Silveira da Silveira Castro
Colégio Prepara Enem – COPE
Goiânia

12 – Pedro Henrique Carneiro da Silva
Colégio Estadual Rui Antônio da Silva
Turvelândia