Fale Conosco

62 32014050

Tags:, , , ,

Seduc e Instituto Unibanco promovem encontro sobre avaliação e qualidade da Educação nesta quarta-feira, 14

educacao
13 de agosto de 2019

O evento será realizado em Pirenópolis e tem como tema a avaliação e qualidade da Educação

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Instituto Unibanco/Programa Jovem de Futuro, realiza nesta quarta-feira, 14/08, em Pirenópolis, no interior do Estado, o “Seminário Avaliação e Qualidade da Educação”.

O seminário visa a melhoria da aprendizagem, a garantia da permanência dos estudantes na escola e, principalmente, a efetiva redução das desigualdades educacionais na rede pública estadual de ensino de Goiás.  

Participam do encontro os coordenadores pedagógicos do Ensino Médio, os assessores pedagógicos das coordenações regionais de Educação (CREs) e técnicos da Seduc. A secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, fará a abertura do seminário que contará, também, com o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.

Parceria

A parceria Seduc e Instituto Unibanco teve início em 2012 com a implantação do programa Jovem de Futuro em 581 escolas públicas estaduais de Ensino Médio, em todo o Estado. Este seminário, que é uma ação do programa Jovem de Futuro, deve enfatizar a relevância das avaliações internas e externas como instrumentos da gestão pedagógica.

No programa Jovem do Futuro, a avaliação externa, realizada por turmas, permite detectar as dificuldades dos estudantes e a partir daí o planejamento de aulas com conteúdo voltado para a melhoria do rendimento escolar. E a avaliação interna, por sua vez, possibilita gerar a chamada devolutiva direta para o estudante e para o professor, possibilitando arranjos de conteúdos mais assertivos e aprendizado colaborativo entre os estudantes.

De acordo com a secretária Fátima Gavioli, a união da Secretaria com o Unibanco fortalece os esforços públicos em prol da melhoria da qualidade da Educação ofertada nas escolas estaduais de Ensino Médio. “Para o Governo de Goiás e para a Seduc, o Instituto Unibanco é hoje um parceiro imprescindível para o fortalecimento e consolidação das políticas públicas direcionadas ao Ensino Médio. Tenho plena convicção de que essa união de forças será fundamental para alcançarmos algumas de nossas metas principais que são melhorar a nota do IDEB, combater a evasão e garantir a valorização dos professores”, afirmou a secretária.

Serviço

“Seminário Avaliação e Qualidade da Educação”

Data: 14 de agosto

Horário: Das 8h às 17h

Local: Hotel Pousada dos Pirineus Resort, Rua do Carmo, Nº80, Chácara Mata do Sobrado, Pirenópolis-GO.

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento e Café de boas-vindas

8h30 – Abertura Oficial

9h – Palestra: Contextos Educacionais e Gestão para o Avanço Contínuo – Ricardo Henriques

10h20 – Intervalo

10h50 – Avaliações Educacionais e suas Funções para os Gestores:

• Avaliação Educacional e Desigualdades no Brasil – Antônio Gois – (Instituto Unibanco)

• A importância da Avaliação Formativa para Aprendizagem – César Nunes (Gerente de Desenvolvimento de Soluções do Instituto Unibanco)

• Avaliação Somativa e o Monitoramento da Qualidade da Educação – Waldirene Barbosa (CAEd)

      Mediação: Antônio Gois

12h30 – Almoço

14h30 – Plataforma Foco e Experiências Exitosas de Diretores que fazem a diferença na Dimensão Pedagógica Ensino -Aprendizagem

• Uso pedagógico das avaliações padronizadas – Fernando Botelho (Tuneduc)

• Experiências de Liderança Pedagógica – Jane Reolo (Instituto Unibanco)

• Experiências de Liderança Pedagógica – Juliana Carrijo Naves Fernandes e Marlos Joaquim de Oliveira (Escola Estadual Delcides Ferreira de Morais)

      Mediação: Márcia Rocha de Souza Antunes (Secretaria de Estado da Educação de Goiás)

16h30 – Apresentação musical:  Grupo Ciranda da Arte

17h – Encerramento

Goiânia, 13 de agosto de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc *Com informações da Assessoria de Imprensa do Unibanco