Fale Conosco

62 32014050

Tags:, , , , ,

Culturas goiana e nordestina são destaque em ‘Sarau Literário’ do Colégio Estadual Luiz Contart

educacao
9 de outubro de 2019

Projeto foi desenvolvido com alunos das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contart, no Jardim Guanabara II

Com o objetivo de estimular o interesse dos alunos pelas obras de autores goianos e nordestinos como Cora Coralina, Patativa de Assaré, João Cabral de Melo Neto e Bráulio Bessa, a professora Alessandra Cardoso, de Língua Portuguesa, teve a ideia de organizar o projeto ‘Sarau Literário’ no Colégio Estadual Jornalista Luiz Gonzaga Contart, em Goiânia.

A proposta interdisciplinar mobilizou os demais professores da unidade educacional, que decidiram apadrinhar as turmas e trabalhar os conteúdos em torno dos aspectos culturais, artísticos e literários de Goiás e do Nordeste.

O projeto envolveu alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do turno noturno, muitos deles oriundos de outros Estados. Por sugestão dos próprios alunos, o ‘Sarau Literário’ também incluiu as comidas típicas, trabalhou os sotaques característicos dos goianos e dos nordestinos e as principais expressões culturais dos dois Estados.

Os conteúdos foram trabalhados por meio de palestras, rodas de conversas, pesquisas e debates. E, dessa forma, cada um dos alunos teve a oportunidade de conhecer um pouco mais as experiências de vida de seus colegas, suas origens e particularidades.