Fale Conosco

62 32014050

Tags:, ,

Rubiataba sedia próxima etapa dos Jogos Estudantis 2019. Veja o sorteio dos confrontos

educacao
28 de maio de 2019

A partir da próxima quinta-feira (30), os Jogos Estudantis 2019 realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência do Desporto Educacional, iniciam o Polo III, que será sediado em Rubiataba.

Essa fase contempla as modalidades coletivas e conta com a participação de alunos da faixa etária entre 12 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino e redes particulares. O evento acontecerá até o dia 02 de junho e ao todo cerca de 1200 alunos atletas participarão dos jogos coletivos, sendo eles: basquete, handebol, futsal e voleibol.

As competições serão realizadas em quatro polos – Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde, que atenderão as 40 regionais que envolvem os 246 municípios goianos. As equipes das regionais da Polo III serão de Ceres, Goiás, Itapuranga, Itapaci, Minaçu, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Uruaçu e Goiânia.

A competição é dividia em quatro fases: municipal, intermunicipal, regional e estadual, que envolvem cerca de 40 mil alunos/atletas. As fases estaduais das modalidades coletivas acontecerão nos dias 27 a 30 de junho.

Os melhores colocados nos Jogos Estudantis 2019 se classificam para a maior competição estudantil do país:  os Jogos Escolares da Juventude. A etapa nacional das modalidades individuais e coletivas será entre os dias 16 e 30 de novembro deste ano em Blumenau em Santa Catarina. Os selecionados na competição nacional poderão participar de jogos estudantis internacionais.

Jogos individuais

As fases municipal e intermunicipal também classificaram os maiores destaques nas modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, Ginástica Ritmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez). Esses atletas, entretanto, seguem direto para a fase final da competição, a etapa Estadual, que será realizada entre os dias 02 e 06 de outubro.

Neste ano, haverá também a participação de alunos/atletas paralímpicos, resultado da parceria entre a Superintendência de Desporto Educacional, Superintendência de Inclusão e a Secretaria de Esporte, por meio da Superintendência de Esporte e Lazer. Os alunos com deficiência disputam as modalidades individuais de atletismo, bocha, natação e parabadminton, que seguem um cronograma único e acontecerá em outubro juntamente com as modalidades individuais.