Tags:, ,

Programa ‘Goiás Bem no Enem’ prepara estudantes da rede estadual para Enem 2019, que recebe inscrições a partir desta segunda

educacao
6 de maio de 2019

A partir desta segunda-feira (6/5) estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. O exame é promovido anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep).

O Enem avalia o desempenho dos estudantes do Ensino Médio e contribui para garantir o acesso ao Ensino Superior em diversas instituições que adotaram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser uma exigência na distribuição de bolsas de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) nas instituições privadas.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de maio pelo portal do Enem (https://enem.inep.gov.br/participante/). A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 23 de maio nas casas lotéricas ou nas agências bancárias e dos Correios. O Inep alerta que mesmo os estudantes que obtiveram a isenção da taxa precisam se inscrever agora.

No momento da inscrição será solicitado o número do CPF e do RG do candidato, um telefone de contato (celular) e um e-mail. Feita a inscrição, o estudante ganhará uma senha de acesso que posteriormente será necessária para verificar o Cartão de Confirmação e os resultados da prova.

Novidades

O Enem 2019 chega com algumas novidades. Entre elas está o novo sistema de inscrição, a opção de incluir uma foto no cartão de inscrição e a criação de espaços para rascunho da redação e de cálculos, no final do caderno de prova.

Até o dia 17 de maio será possível atualizar os dados de contato, trocar o município onde será aplicada a prova, mudar a opção de língua estrangeira e alterar o atendimento especializado ou específico. Candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar a prova deverão comunicar isso no ato da inscrição.

Em 2019, as provas do Enem serão realizadas em dois domingos do mês de novembro. No dia 3, os candidatos farão as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 10 serão avaliados em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 13 de novembro pelo site do Enem, aplicativo do Enem e Portal do Inep. Já o resultado individual só será divulgado em janeiro de 2020.

Goiás Bem no Enem

Neste ano, os alunos da rede pública estadual contam com o apoio do programa Goiás Bem no Enem, lançado no dia 13 de abril. Trata-se de uma ação preparatória onde os conteúdos são disponibilizados semanalmente por meio da Televisão Brasil Central (TBC), redes sociais e do ensino à distância.

De abril a novembro, o material será veiculado pela TV aos sábados (aulas inéditas) e durante a semana (reprises). Já nas redes sociais, os estudantes contarão com informações atualizadas, dicas e lives (Youtube, Facebook e Instagram).

O programa é de responsabilidade da Superintendencia do Ensino Médio, e tem como coordenador Divino Bueno que é gerente de Educação a Distância da Superintendência. Ele explica que a proposta do Goiás Bem no Enem é oferecer conteúdo focado no Exame Nacional de Ensino Médio propiciando a interação e a troca de experiências entre os estudantes.

Divino ressalta que o intuito do programa é democratizar a preparação e a orientação dos estudantes que pretendem fazer as provas do Enem. “O objetivo dessa ação é ampliar os conhecimentos e elevar a autoestima dos alunos da rede pública estadual para que eles se sintam mais confiantes, possam valorizar os seus sonhos e realiza-los por meio dos estudos”.