Tags:, , , , ,

Professores de Aparecida de Goiânia passam por formação em Português e Matemática

educacao
12 de junho de 2019

A Secretaria de Educação do Estado de Goiás (Seduc) vem fazendo, durante o ano, uma série de encontros de formação pedagógica. No dia 10 de junho, ocorreu mais uma etapa de capacitação na Coordenação Regional de Educação (CRE) de Aparecida de Goiânia. No encontro, os formadores da Gerência de Estratégia e Material Pedagógico (GEEMP) da Seduc realizaram uma formação em Língua Portuguesa e Matemática com os professores que trabalham nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.


A formação, que é conduzida pela Superintendência Pedagógica, tem o objetivo de desenvolver ações a partir dos dados da ADA (Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem) do primeiro trimestre de 2019. Todo o trabalho é feito considerando o Currículo Referência do Estado de Goiás e a Matriz de Referência do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Segundo a superintendente de Gestão Pedagógica da Seduc, Rita de Cássia Ferreira, esse trabalho é muito importante “Nós temos a chance de fazer correção de rumos no ensino ao analisarmos a ADA e com isso percebe-se que podemos reforçar algumas habilidades. Além disso, os professores se sentem acolhidos por termos esse trabalho de formação”.


Reflexão
Durante a formação foi promovida uma reflexão com os professores sobre o planejamento de aulas, embasadas nesses documentos, tendo em vista que se faz necessária a compreensão de que esses instrumentos legais podem nortear de forma efetiva o processo de ensino-aprendizagem.
O encontro contou com a participação de 113 professores, sendo 57 de Matemática e 56 de Língua Portuguesa. Até o final deste ano serão promovidos outros encontros de formação nas demais Coordenações Regionais de Educação da rede pública estadual.