Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , , , , ,

Prazo para solicitação de matrícula na rede estadual de ensino encerra dia 7

educacao
2 de janeiro de 2020

Cerca de 400 mil inscrições já foram efetuadas e início das aulas do ano letivo de 2020 está previsto para 30 de janeiro

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está com o período de solicitação de vagas na rede estadual de ensino abertas. O estudante ou responsável pode se inscrever até o dia 7 de janeiro para o ano letivo de 2020. O prazo para inscrições teve início em 16 de dezembro e já foram efetuadas quase 400 mil solicitações. As pessoas interessadas em estudar em uma das escolas estaduais deverão solicitar sua vaga por meio do site: www.matricula.go.gov.br.

O governador Ronaldo Caiado pediu que todos os pais tenham atenção para esse momento, importante para as crianças e os jovens de Goiás. “Queremos garantir que todos tenham acesso a escola. Eu quero convocar todos vocês, pais, para que visitem as escolas e façam as matrículas dos seus filhos. É fundamental que todos frequentem a escola, e que nós possamos dar às crianças e aos jovens goianos uma educação de qualidade, para que eles sejam vencedores na vida”, destacou.

A solicitação de vaga deve ser feita apenas para novos alunos, ou seja, alunos oriundos de outras redes de ensino (municipal, federal e privada), alunos de outros Estados ou alunos que deixaram de estudar e querem retornar. Para fazer a solicitação é necessário ter em mãos: o nome completo do aluno, nome completo da mãe (ou responsável), CPF do aluno, data de nascimento, etapa, série e turno desejados, opções de escolas (se possível três), o município da escola que deseja estudar (obrigatório), telefone para contato e e-mail.

A opção de três escolas visa alocar o estudante em uma escola de seu interesse, caso sua primeira opção não possa ser atendida. Historicamente, cerca de 90% dos estudantes conseguem se matricular na primeira opção preenchida, e, de toda forma, os demais vão para uma das suas escolas escolhidas.

Para garantir o acesso ao sistema de solicitação de vagas, as escolas e as sedes das Coordenações Regionais de Educação (CREs) terão suas estruturas de informática à disposição das famílias que não têm acesso à Internet, assim auxiliando os pais, responsáveis e estudantes a efetuarem a solicitação de vaga.

Renovação de Matrícula
Para aqueles que já estudam em uma escola estadual e desejam permanecer na mesma escola em 2020, o estudante (maior de 18 anos) ou o responsável, deve fazer a Renovação da Matrícula, presencialmente na sua própria escola, também até dia 7 de janeiro. Os alunos que não renovarem a matrícula perdem a garantia de vaga na mesma unidade de ensino.

Os alunos que estudam em uma escola estadual e por motivos próprios desejam a transferência para outra escola também estadual deverão solicitar a Transferência por Interesse Próprio (TIP), presencialmente na sua escola atual, no mesmo prazo da Renovação da Matrícula.

Efetivação da Matrícula de Alunos Novos
Após o período da solicitação de vaga, o estudante ou o responsável deverá entrar no site www.matricula.go.gov.br , entre os dias 20 e 29 de janeiro para verificar em qual unidade escolar foi alocado e comparecer na Escola para a efetivação de sua matrícula.

No ato da efetivação de matrícula, os estudantes precisam apresentar documentos pessoais (CPF, RG, certidão de nascimento ou de casamento), comprovante de endereço e comprovante de escolaridade (histórico escolar, declaração de aprovação ou declaração de cursando).

Ano letivo de 2020
Segundo o Calendário Escolar aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), o Ano Letivo de 2020 está previsto para começar no dia 27 de janeiro, com o acolhimento e planejamento das atividades nas unidades escolares, e início das aulas no dia 30 de janeiro.