Fale Conosco

62 32014050

Tags:, , , , , , ,

Gustav Ritter alcança premiação em dois festivais nacionais de dança

educacao
6 de agosto de 2019

O Instituto é da Seduc e atende crianças e adultos com aulas de música, teatro e dança

O Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, unidade da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), alcançou, por meio do seu núcleo de Dança, os primeiros lugares em categorias importantes de dois dos maiores festivais do país. São o “Festival de Dança de Joinville” e o “XII Circuito Nacional de Dança de Santos” ambos ocorridos no mês de julho.

Em Joinville, o Instituto obteve o 1º lugar no Balé Clássico de Repertório Pas de Deux Júnior, Variação Masculina, Conjunto Júnior e Grand Pas de Deux Sênior e também no Balé Neoclássico Conjunto Júnior. Em Santos, conquistou o 1º lugar nas categorias Conjunto de Repertório Infanto Juvenil e Juvenil, Variação de Repertório Sênior Masculino e Conjunto Neoclássico Juvenil.     

Mais premiação

O Gustav Ritter também conseguiu, em Joinville, o 2º lugar nas categorias Balé Neoclássico Duo Sênior e Solo Feminino Júnior. Em Santos alcançou o 2º e 3º lugares, respectivamente, nas categorias Conjunto Livre Infanto Juvenil e em Variação de Repertório Infanto Juvenil. Ainda em Santos o Instituto Gustav Ritter foi premiado pelo melhor conjunto de obra e o Balé Jovem conquistou a primeira posição com as cinco melhores coreografias e as maiores notas do festival.

Os Festivais

O “Circuito Nacional de Dança de Santos” traz ao palco, anualmente, competições em modalidades como balé clássico, neoclássico, jazz, estilo livre, danças urbanas e populares, sapateado americano e irlandês, especiais, entre outras. Há ainda, durante o evento, workshops que abordam diferentes técnicas e estilos, voltados para os participantes. O festival já está em sua 12ª edição.  

O “Festival de Dança de Joinville” existe há mais de três décadas e, durante o evento, também oferece aos bailarinos e coreógrafos participantes um leque de opções de aprimoramento profissional por meio de didáticas inclusivas em cursos, oficinas, workshops, palestras e debates. De acordo com os organizadores, o festival atrai, anualmente, um público de 230 mil pessoas durante os onze dias em que é realizado, o que lhe rendeu a citação de maior festival de dança do mundo no Guinness Book, título que detém desde 2005.

Cultura

Localizado em Campinas, um bairro tradicional da capital, o Gustav Ritter atende, gratuitamente, crianças e adultos de Goiânia e região metropolitana com aulas de música, teatro e dança. O premiado núcleo de Dança oferece aulas de diversas modalidades como o ballet, jazz, contemporâneo, o sapateado e danças urbanas.    

O Gustav Ritter tem, ainda, um papel relevante no processo de democratização do acesso à cultura, dando oportunidade para alunos desenvolverem habilidades artísticas e envolvendo a comunidade. Tradicionalmente, também, o Ritter exporta talentos, como ex-alunos que hoje atuam no cenário cultural brasileiro e internacional.

Goiânia, 06 de agosto de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc