Fale Conosco

62 32016727

Tags:, ,

Governo de Goiás promove ações preparatórias para o Enem 2020

educacao
10 de julho de 2020

Além das aulas transmitidas na TV e em plataformas digitais, estudantes devem participar de simulados preparatórios para o exame

Diante do anúncio das novas datas para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) programou uma série de novas ações para auxiliar os estudantes a se prepararem para as provas. Uma delas é a retomada do cronograma do programa Goiás Bem no Enem, interrompido em razão da pandemia de Covid-19.

“O que nós vamos desenvolver neste segundo semestre são dinâmicas que promovam o envolvimento e o engajamento desses estudantes e sua maior participação nas atividades propostas”, conta a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim. De acordo com ela, o foco será garantir que um maior número de estudantes participem das ações do Goiás Bem no Enem, já que a participação é voluntária.

Cronograma

O cronograma de preparação para o Enem 2020 teve início em março deste ano, antes da suspensão das aulas presenciais e da adesão das escolas da rede estadual ao regime especial de aulas não presenciais. Além das aulas transmitidas na TV Brasil Central e na plataforma virtual, os estudantes participaram de “aulões” aos sábados, maratonas de resolução de questões e aulas específicas para a prova de redação.

Com a suspensão das aulas presenciais, as dicas e aulas específicas passaram a ser transmitidas na TV e nas plataformas on-line como, por exemplo, no Portal Net Escola, por WhatsApp e na página do programa Goiás Bem no Enem nas redes sociais.

Semanalmente, os estudantes têm acesso aos seguintes conteúdos:

– Segunda-feira: Dicas de filmes e leituras + videoaulas

– Terça-feira: Desafio Weekend, com listas de questões de todos as áreas do conhecimento

– Quarta-feira: Maratona de resolução das questões

– Quinta-feira: Minuto Enem, com dicas de especialistas

– Sexta-feira: Dicas de preparação para o exame + videoaulas

Até mesmo o período de férias, neste mês de julho, está sendo usado para a preparação dos estudantes do Ensino Médio. De segunda a sexta-feira, a partir das 10 horas, a TV Brasil Central está transmitindo aulas do Goiás Bem no Enem de 2019, com conteúdos dos diferentes componentes curriculares. Cada aula tem a duração de 30 minutos e inclui a apresentação do conteúdo e a resolução de exercícios.

Para o mês de agosto, a previsão é retomar o cronograma inicial do programa. O objetivo é manter as atividades ao longo da semana e voltar a exibir “aulões” inéditos aos sábados. Além disso, devem ser disponibilizados simulados, onde os estudantes poderão treinar a execução das provas. De acordo com a equipe da Superintendência de Ensino Médio, serão usadas questões do banco de provas do Enem e de instituições de ensino superior que utilizam o mesmo padrão de perguntas do exame.

Nova data do Enem

Ontem (08/07), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram as novas datas para a realização do Enem 2020. A versão impressa do exame será nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a versão digital será aplicada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

De acordo com o Inep, as novas datas foram definidas após uma série de conversas com as secretarias estaduais de Educação e entidades representativas das instituições de ensino superior. No início do mês, o órgão havia promovido uma enquete com os estudantes inscritos no exame para definir a nova data de aplicação das provas.

Para a superintendente Osvany Gundim, as novas datas são favoráveis aos estudantes, já que estes concluem o Ensino Médio engajados e motivados a conseguir uma vaga no ensino superior. Vale lembrar que as notas do Enem são a principal forma de ingresso em instituições públicas de ensino superior que realizam a seleção por meio de programas como o Sisu e de acesso ao financiamento do ensino superior em instituições privadas por meio do ProUni e Fies.