Fale Conosco

62 32014050

Tags:, , , , ,

Governo de Goiás inaugura curso de Educomunicação em Comunidade Calunga

cultura
12 de junho de 2019

Estudantes do ensino médio da escola Calunga 1, sede, participam da primeira etapa do curso

Entre os dias 05 e 07/06 ocorreu a primeira etapa do projeto ” Educomunicação para Cidadania” na escola Calunga 1, sede, uma parceria entre Secretaria de Estado da Educação e a Assembleia Legislativa que visa integrar as tecnologias de informação e comunicação às mídias sociais e ao contexto escolar, atuando na formação de jovens e professores. Essa região é um dos dez municípios contemplados pelo Gabinete de Políticas Socias de Goiás, por fazer parte do Índice Multidimensional de Carências das Famílias de Goiás (ICMF).

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Secretária Fátima Gavioli, tem por objetivo assegurar o protagonismo e a autonomia dos jovens nos seus processos de aprendizagem e produção de conhecimento, aprendendo assim, a selecionar de forma crítica as informações a que têm acesso, de um lado, e, de outro, buscando trabalhar suas habilidades comunicacionais a fim de melhor expressar o que sabem, o que têm aprendido na escola e o que pensam sobre a sociedade em que vivem. Todo esse processo pode culminar em diferentes tipos de produções multimídias, como programas de rádio e/ou televisão (produção audiovisual), ensaios fotográficos, jornais, revistas, websites, plataformas em redes sociais.

Essas produções podem servir tanto para estreitar o diálogo e os laços comunicacionais dentro da própria comunidade (por exemplo mediando o diálogo entre jovens e adultos) ou fora dela, contribuindo, neste último caso, para a construção de melhores visibilidades para a comunidade em questão (redução de preconceitos, atração de melhorias para a região, etc). Tenta, neste sentido, ser uma alternativa favorável à dinamização dos processos de aprendizagem, que envolvem não apenas professores e estudantes, mas também outros membros da comunidade.

As pautas que serão trabalhadas com os jovens e professores estarão relacionadas aos direitos humanos e aos conteúdos curriculares desenvolvidos na escola, integrando desta maneira, BNCC, Educação para os Direitos Humanos e Habilidades e Técnicas Comunicacionais

O projeto busca a participação ativa dos professores e, portanto, segue em processo de planejamento e adequação de forma a assegurar o protagonismo da comunidade no desenvolvimento das etapas. Cada localidade terá um “perfil” de projeto diferente, dependendo dos interesses comunicacionais de cada região. Essa é uma ação de formação continuada que inicia-se por 6 meses no Calunga 1, mas depois pretende-se alargar o projeto para outras regiões Calungas e para a RIDE.