Fale Conosco

62 32016727

Tags:

Governo de Goiás entrega computadores para alunos do MedioTec

educacao
13 de fevereiro de 2020

Ao todo, 22 unidades que oferecem educação profissional no estado serão beneficiadas pela entrega dos 220 equipamentos

Alunos dos cursos profissionalizantes do MedioTec foram beneficiados com computadores, adquiridos pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) com recursos federais. Ao todo, 22 escolas da rede pública estadual de ensino dos municípios de Alexânia, Alvorada do Norte, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Cristalina, Goiânia, Luziânia, Montividiu do Norte, Morrinhos, Mutunópolis, Posse, Silvânia, Uruana, Vianópolis, Novo Gama e Trindade receberam os novos equipamentos.

De acordo com o gerente de Educação Profissional da Seduc, Andrei Pires de Alcântara, a aquisição dos computadores foi feita após a constatação de que, em diversos cursos profissionalizantes na área de informática, estudantes não dispunham dos equipamentos necessários para a realização de aulas práticas. “Agora (com os novos computadores) eles poderão mesclar a teoria com a prática e vão sair prontos para concorrer no mercado de trabalho” – afirma o gerente.

Além do uso no ensino profissionalizante, o MEC autorizou o uso dos computadores por estudantes do Ensino Médio das unidades onde há a demanda por equipamentos de informática. O atendimento da demanda, porém, dependerá da disponibilidade dos recursos. 

Esforço conjunto

A verba para a compra dos novos computadores foi liberada a partir dos esforços do Governo de Goiás, por meio da Seduc, junto ao Ministério da Educação (MEC). Os recursos para a compra foram disponibilizados através do empenho da secretária Fátima Gavioli e do governador Ronaldo Caiado que pessoalmente buscam soluções para as questões da Educação.

MedioTec

O MedioTec é uma iniciativa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) que oferece cursos de educação profissional técnica de nível médio. Lançada em 2017, a ação permite que estudantes da rede pública estadual, matriculados no ensino médio regular, cursem o ensino profissionalizante no contraturno.

Em Goiás, os estudantes têm acesso aos cursos técnicos em administração; análises químicas; automação industrial; desenvolvimento de sistemas; edificações; informática; segurança do trabalho; entre outros. A oferta varia dentre os 88 municípios participantes do programa.

Confira a lista de colégios estaduais beneficiados:

– Col. Est. 13 de Maio (Alexânia)

– Col. Est. Antônio Claret Cardoso (Alvorada do Norte)

– Col. Est. Polivalente Frei João Batista (Anápolis)

– Col. Est. José Ludovico de Almeida (Anápolis)

– Col. Est. Pedro Neca (Aparecida de Goiânia)

– Col. Est. Irmã Angélica (Aparecida de Goiânia)

– Col. Est. Antônio Alves Fortes (Aparecida de Goiânia)

– Col. Est. Santa Fé (Aparecida de Goiânia)

– CEJA Filostro Machado Carneiro (Caldas Novas)

– Col. Est. Adelvina Flores Ribeiro (Cristalina)

– Col. Est. Edmundo Rocha (Goiânia)

– Col. Est. Dona Torinha (Luziânia)

– Col. Est. Chico Mendes (Montividiu do Norte)

– Esc. Est. Mariquita Costa (Morrinhos)

– Col. Est. João Teodoro de Oliveira (Mutunópolis)

– Col. Est. Profª Josefa Barbosa Valente (Posse)

– Col. Est. Prof. José Paschoal da Silva (Silvânia)

– Col. Est. José Alves Toledo (Uruana)

– Col. Est. José Ribeiro Magalhães (Uruana)

– Col. Est. Jandira Bretas Quinan (Vianópolis)

– Col. Est. Novo Gama (Novo Gama)

– Col. Est. Padre Pelágio (Trindade)