Fale Conosco

62 32014050

Tags:, ,

Goiás classifica duas equipes para a fase final dos Jogos Escolares da Juventude

educacao
9 de setembro de 2019

A delegação goiana que participou dos Jogos Escolares da Juventude em Cascavel, no Paraná, terminou com um feito histórico. Duas equipes estão classificadas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em Blumenau, Santa Catarina.


Uma terceira equipe conseguiu medalha de prata, mas não alcançou a classificação, uma vez que o regulamento da competição só garante vagas para a campeã e vice-campeã de cada modalidade.


Cascavel recebeu os melhores atletas de 12 a 17 anos do basquete, futsal, handebol e vôlei de oito estados brasileiros: Espírito Santo, Goiás, Mato Grasso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.


Para a fase final foram classificados no futsal (masculino), faixa etária de 15 a 17 anos, o Colégio Estadual Felix de Almeida. Já no handebol (masculino), de 12 a 14 anos, o Colégio Estadual Maria Ribeiro Carneiro ficou com o vice-campeonato, também garantindo vaga. O time de vôlei do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser ficou em terceiro lugar na competição e garantiu a medalha de bronze.

A comitiva goiana foi composta por 16 equipes que disputaram quatro modalidades coletivas: basquete, futsal, vôlei e handebol. As equipes estavam divididas em duas faixas etárias (de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos). Os alunos/atletas de Goiás representaram os municípios de Aparecida de Goiânia, Campos Belos, Cumari, Mozarlândia, Goiânia, Itumbiara, Mineiros, Caldas Novas, Morrinhos, Cidade Ocidental, Alvorada do Norte, Paranaiguara, Quirinópolis e Rio Verde.


Jogos Estudantis de Goiás
Os estudantes/atletas que viajaram ao Paraná como representantes de Goiás nos Jogos Escolares da Juventude, nas modalidades coletivas, foram selecionados durante a fase Regional dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. Participaram desta etapa estudantes das redes pública e privada de todo o Estado.

Os vencedores da competição nacional conquistaram o direito de participar dos Jogos Estudantis internacionais como representantes do Brasil. Em Goiás, os Jogos são promovidos pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Educação, e são divididos em quatro fases: Municipal, Intermunicipal, Regional e Estadual.

A competição é dividida em quatro Polos regionais (Itumbiara, Goianésia, Rubiataba e Rio Verde) e envolvem estudantes/atletas das 40 Regionais de Educação, que representam os 246 municípios goianos. Em 2019 houve a participação de cerca de 40 mil crianças e jovens.


Destaques
O destaque goiano na competição foi o pivô Guilhermão, de 2,03m, da equipe juvenil (15 a 17 anos), do Colégio Estadual Frederico Jayme. Guilherme Cabral, o Guilhermão, já participou de dois campings da Seleção Brasileira em São Bernardo do Campo, num total de 17 dias, e recebeu propostas do Praia Clube, de Uberlândia, e do Pinheiros, de São Paulo, mas preferiu continuar na sua cidade natal, justamente para ajudar a equipe do colégio na maior competição escolar do país.