62 32016727

Tags:, , , , ,

Ética, um dos eixos do programa Compliance do governo estadual, é tema de palestra na Seduc

18 de novembro de 2019

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Subsecretaria de Governança Institucional; da Procuradoria Setorial e do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação, promoveu nesta segunda-feira, 18/11, a palestra ‘Ética, uma reflexão sobre um dos eixos do Programa de Compliance Público’. O evento integra as ações da Seduc na implementação do ‘Compliance’ e contou com a participação dos servidores da Secretaria. O palestrante, Alerte Martins de Jesus, é procurador do Estado de Goiás.

A apresentação da palestra foi proposta com vistas a estimular a reflexão sobre este eixo do programa Compliance Público, instituído pelo governo estadual por meio do Decreto Nº 9.406, de 18 de fevereiro de 2019. O objetivo é disseminar a importância do papel do servidor na mudança cultural da administração pública, tornando-a mais eficiente e eficaz, em favor do cidadão, além de destacar a necessária atuação dos entes públicos dentro da absoluta fundamentação ética.

Importante

De acordo com o palestrante, procurador Alerte Martins, ética é importante e a iniciativa de se fazer uma palestra sobre o tema demonstra a atenção das pessoas com o assunto. “É uma palestra muito importante e demonstra a mudança de comportamento social que o Brasil já vem atravessando de algum tempo para cá”, disse ele.

“É uma caminhada longa, porém sem volta. Nós percebemos as pessoas, cada vez mais, principalmente os jovens, as crianças, preocupadas com a ética. Quantas vezes os nossos próprios filhos nos ensinam o que não fazer”, afirmou.

O procurador destacou os esforços do governo na implementação do ‘Compliance’ e de forma especial os eixos ética, transparência e gestão de riscos na administração pública em Goiás. “Demonstra a atenção do governo com o desejo da sociedade que exige que nós tenhamos, cada vez mais, o controle social saudável dos nossos atos, das nossas atitudes e que isso reverta para o nosso principal e único cliente que é o cidadão”, afirmou Alerte Martins.

Curso

Alerte Martins já ministrou um curso sobre ética, como eixo do Compliance, para servidores das secretarias que compõem o governo do Estado, por meio da escola de Governo. Também fez uma palestra, nos moldes desta da Seduc, na secretaria de Agricultura.

Na palestra, o programa de Compliance Público foi definido como o conjunto de procedimentos e estruturas destinado a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.

Goiânia, 18 de novembro de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc