Tags:, , , , , , ,

Estudantes campeões das Olimpíadas de Matemática Sem Fronteiras visitam Secretaria da Educação do Estado

12 de junho de 2019

Após a colocação em primeiro lugar nas Olimpíadas de Matemática Sem Fronteiras, os alunos do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Osório Raimundo de Lima, localizado em Iporá, foram chamados para uma visita na Secretaria de Educação do Estado. O convite partiu da Secretária de Educação, professora Fátima Gavioli, que abriu as portas para os estudantes e profissionais da escola premiada contarem um pouco sobre o método de ensino da unidade.

Foi uma oportunidade para ambos se conhecerem e trocarem experiências. “Algumas coisas nos marcam para sempre e para mim isso acontece quando a aprendizagem é alcançada, quando o aluno entende o conteúdo passado e é capaz de transmitir aquele conhecimento”, apontou Fátima Gavioli. A secretaria parabenizou todos os envolvidos e também os levou para conhecerem as novas instalações da Seduc.

No encontro, os alunos, ambos de 14 anos, cursando O 9º ano do ensino fundamental, contaram sobre seus anseios e metas. A estudante Juliana Castilho Noleto, de 14 anos, revelou que seu grande sonho é ser cardiologista e também pretende fazer um intercâmbio a fim de se aprimorar. O estudante Eduardo Mendes Souza, também anseia a área de medicina e visa se tornar um cirurgião geral. Já o estudante Marco Antônio Rodrigues Ribeiro, pretende ingressar no curso de administração.

O aluno Otávio Azevedo Alves, por sua vez disse que apesar do sonho de sua vida ser um grande físico, sabe da dura realidade enfrentada para os adultos ao ingressarem no mercado de trabalha e planeja em conjunto ter uma empresa. Ele conta que um dos grandes diferenciais para conseguir obter um resultado tão positivo foi a dedicação dos professores durante as aulas. “Todo dia praticamente a professora estava cobrando e acabamos nos empolgando em alcançar esse objetivo”, lembra. “No fim o resultado foi além das nossas expectativas”, completa.

A diretora da escola, Alessandra de Ávila Silva, disse que sempre via em especial esse concurso e comentava desde o ano passado com a coordenadora que acreditava na capacidade de seus alunos em ganhar. Quando começou, ela explica que já foram se organizando para criarem estratégias de motivar os jovens a ingressarem na prova. “Nunca imaginávamos ficar tão bem colocados, foi um excelente resultado, prova que estamos no caminho certo”, diz com orgulho.

A professora de matemática, Daniela Cristina Matos, foi uma das peças importantes nesse processo. Ela conta que preparou os alunos não somente durantes as aulas, mas também em atividades extracurriculares que a escola realiza. “Todo material que o site da competição disponibiliza nós usamos, inclusive treinando com provas anteriores que são disponibilizadas e aplicamos com eles”, relata. Além disso, Daniela enfatiza que são trabalhados dinâmicas de acordo com o que cada aluno tem maior domínio.

Segundo a coordenadora regional de educação de Iporá, Regiane Cândido da Silva Barbosa, o professor é o grande agente motivador do êxito de seus alunos, mesmo cada um tendo um perfil diferente e destacou a importância do concurso. “Essas provas trazem benefícios muito além dos resultados e medalhas, pois ajudam no desenvolvimento dos alunos e a saberem lidar com situações seja perdendo ou ganhando”, ressalta.

De acordo com a coordenadora da área de exatas, Clébia Dias Machado, um dos diferenciais da unidade estadual vencedora é a forma de trabalho. “ Nos preparamos com um período de antecedência, fizemos oficinas no horário de almoço para desenvolver as habilidades que cada um demonstrava, e algumas aulas de reforço após as 18 horas”, exemplifica. Tudo isso somado aos esforços de cada um e habilidade de trabalho em equipe dos participantes é que gerou medalhas de ouro, prata e bronze, todas para um só lugar.

Os alunos do Colégio Estadual Da Polícia Militar De Goiás José Carrilho, de Goianésia, também ganharam a premiação em primeiro lugar. Porém, a unidade de Iporá traz um título inédito, sendo que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ficaram com as medalhas de prata e do Ensino Médio levaram para casa as medalhas de bronze.

Patrocínio

A próxima etapa a ser vencida agora é o desafio de participar do concurso internacional, ao qual os campeões foram convocados. O evento será realizado nos dias 15 a 19 de novembro deste ano, em Pequim, na China. Para isso os estudantes precisam de verba financeira para as passagens áreas, hospedagem e alimentação no local.

A convocação seria para a primeira etapa que acontece no Japão em julho, porém em vista da falta de dinheiro para a participação os representantes da escola pediram o adiamento. “Serão 13 países concorrentes e seria uma grande porta para Goiás ter seu nome levado internacionalmente na área da educação”, frisa a professora Daniela.

O aluno Otávio Azevedo Alves afirma que a viagem é um grande sonho para ele e seus colegas e que apesar de antes não imaginarem chegar até esse momento, alcançar uma etapa a nível internacional se tornou uma esperança. “Não podemos deixar uma oportunidade como essa passar”, diz.