Fale Conosco

62 32014050

Tags:,

Estudante da rede estadual é selecionado para intercâmbio nos EUA

educacao
7 de novembro de 2019

Filipy da Silva Bruno, de Niquelândia, é um dos 50 alunos da rede pública de ensino do Brasil selecionados no programa

O estudante Filipy da Silva Bruno,do Colégio Estadual Paulo Francisco da Silva, do município de Niquelândia, vai fazer um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, custeado pela Embaixada dos Estados Unidos. O estudante de Goiás é um dos 50 alunos da rede pública de ensino do Brasil que foram classificados pelo programa Jovens Embaixadores, nesta quarta-feira (6/11), para visitarem Washington, capital dos EUA, e participarem de atividades de voluntariado no país.

“Eu tinha aquela esperança, mas não era certeza. Quando eu vi que era o único do Estado fiquei muito surpreso”, relatou Filipy. O estudante, de 18 anos, conta que se inscreveu no programa na busca por experiências novas: “Conhecer os EUA, conhecer pessoas diferentes, abrir os horizontes, aprender mais coisas…”, afirmou. Esta será a primeira viagem internacional de Filipy, que cursa atualmente o 3º ano.

Somente em Goiás, o programa recebeu 404 inscrições. Depois de passar por cinco etapas de avaliação (inscrição online, análise da documentação, prova escrita e oral de inglês e visita domiciliar), Filipy da Silva Bruno conquistou uma vaga na viagem que acontecerá em janeiro de 2020. O Programa Jovens Embaixadores, criado em 2002, é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado dos EUA, o qual oferece uma oportunidade de intercâmbio para jovens protagonistas que buscam resolver problemas em suas comunidades por meio de ações criativas e inovadoras.

Após a visita à Washington, os estudantes vão seguir para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias. Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA e líderes comunitários, visitarão escolas e projetos sociais e, como representantes da juventude brasileira, farão apresentações sobre o Brasil. No final da viagem, eles apresentarão planos de ações, na área de voluntariado, para serem implementados em suas comunidades quando retornarem ao Brasil.

 Não só os 50 alunos classificados pelo programa vão ter a oportunidade de imersão na língua inglesa e na cultura norte-americana: os candidatos semifinalistas vão participar de um curso intensivo, de duração de uma semana, em julho de 2020. Os selecionados de Goiás para este curso são Ana Lara Sales Soares dos Reis, Gilberto Gonçalves Gomes Filho, Joaquim Naves da Costa Neto, Luísa Eduarda Souza e Sousa, Matheus Colle e Pedro Alves de Moura.

Filipy da Silva Bruno, estudante da rede estadual de Goiás selecionado no Programa Jovens Embaixadores