Fale Conosco

62 32014050

Tags:, , , , ,

Estágio é porta de entrada no mercado de trabalho para mais de 6,6 mil alunos da rede

educacao
6 de novembro de 2019

Participação dos estudantes da rede estadual é viabilizada por meio de parceria entre secretaria e agentes de integração de estágio

No primeiro semestre de 2019, cerca de 6,6 mil estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino deram os primeiros passos no mercado de trabalho ao serem encaminhados para empresas na condição de jovens aprendizes ou estagiários, por meio dos diversos agentes de integração parceiros da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Com o propósito de prestar esclarecimentos aos jovens estudantes sobre estas ações e outros projetos desenvolvidos pelo Governo de Goiás para estimular o protagonismo juvenil, a Seduc, por meio das Superintendências de Ensino Médio e de Desporto Educacional, Arte e Educação, participa da 4ª Expo CIEE Goiás, que vai até quinta-feira (7/11), no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.

Com um stand montado no local, equipes da secretaria repassam, ainda, informações sobre cursos técnicos e profissionalizantes oferecidos a estudantes da rede estadual em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), via rede de Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos).

Também estão sendo repassadas orientações sobre os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em andamento em Goiás. Ao todo, 118 turmas dos anos de 2017 e 2018 retomaram as atividades do programa federal no último mês de setembro, depois da paralisação das aulas em novembro do ano passado. “Nós retomamos as atividades graças a um esforço muito grande desta gestão, que conseguiu a complementação dos recursos federais que precisávamos para dar andamento aos cursos”, afirma superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany da Costa Gundim Cardoso.

Projeto Rondon

A abertura oficial da Expo CIEE Goiás foi realizada nesta quarta-feira (6/11). Na ocasião, o Governo de Goiás celebrou Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Defesa a fim de viabilizar a participação do Estado de Goiás na ‘Operação Lobo-Guará’ do Projeto Rondon, prevista para o mês de julho de 2020 em até 11 municípios goianos da Região Nordeste e do Entorno, além de um de Minas Gerais.

A parceria busca contribuir para a inclusão social de comunidades carentes e isoladas de municípios goianos, com participação ativa de instituições de ensino superior, que desenvolverão atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, meio ambiente, trabalho, entre outras.

Ao falar sobre o projeto, que teve sua primeira operação realizada em 1967, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a importância de acadêmicos do ensino superior e mesmo de estudantes de cursos profissionalizantes, beneficiados com bolsas e outras formas de incentivo, realizarem a devolução social para a população. “Essa foi a minha determinação, ampliando com isso a qualidade de ensino no setor rural e também na área da cultura, da música, da saúde, cada um dentro de sua especialidade”, afirmou.

Os estudantes participam do projeto por meio de suas instituições de ensino, que têm suas propostas selecionadas por uma comissão de avaliação interministerial.

Feira

Durante a Expo CIEE Goiás, estão sendo ofertadas 1.500 vagas de estágio e 500 para Jovem Aprendiz, além de oficinas sobre empreendedorismo e processos decisórios, oferecidas pelo Sebrae Goiás, divulgação de cursos de graduação e pós-graduação e 60 palestras sobre empregabilidade, mercado da computação, tecnologia, comunicação digital, entre outros temas. Os jovens participantes podem se inscrever para uma vaga de trabalho e até saírem encaminhados para processos seletivos de empresas parceiras.