Tags:, , , ,

Equipe do Governo de Goiás participa do 1º Encontro de Capacitação Sobre Avaliação Formativa e Digital

educacao
2 de julho de 2019

A Secretaria Estadual da Educação de Goiás (Seduc) participa esta semana do 1º Encontro Internacional sobre Avaliação Formativa e Digital. O evento, que está sendo realizado de 1º a 3 de julho em Juiz de Fora (Minas Gerais), conta com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais da área da educação e especialistas em avaliação e gestão.

Promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o encontro é uma oportunidade para conhecer, de forma mais aprofundada, os novos processos e formas de aferir a aprendizagem, acompanhar as políticas de educação e saber sobre estratégias e instrumentos de avaliação mais criativos e em diferentes suportes.

“Estamos conhecendo experiências de avaliação de aprendizagem da França, Luxemburgo, Portugal e também do Brasil; e percebemos como é importante o estudo dos dados existentes de forma ampla para a tomada de decisões e implantação de políticas públicas eficazes para melhoria da prática pedagógica em nossa rede”, destacou a superintendente de Gestão Pedagógica, Rita de Cássia Ferreira.

Avanços

O evento também faz uma avaliação da educação pública, que experimentou nas duas últimas décadas, um grande avanço no país. Agora com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse mecanismo impulsionou o desenvolvimento de estratégias de avaliação formativa com o foco nas habilidades que constituem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

O superintendente de Tecnologia da Informação, Pedro Aurélio, que também está participando do encontro, destaca que os novos métodos de leitura dos dados da educação são um dos pontos altos da formação. Ele lembra que a inteligência artificial e a tecnologia são hoje ferramentas essenciais para o aprendizado e também para monitorar a proficiência dos estudantes.

Em Goiás, além do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), realizado pelo governo federal, existe também o Saego (Sistema de Avaliação do Estado de Goiás). A avaliação, feita em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, faz uma análise da aprendizagem na rede pública estadual, contribuindo para que a equipe pedagógica da Seduc possa traçar estratégias para melhorar a qualidade do ensino ofertado na rede.