Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , , ,

Encontro promovido em parceria com Instituto Unibanco define metas para as avaliações do Ensino Médio

educacao
6 de fevereiro de 2020

Reunião contou com a presença dos coordenadores regionais, assessores pedagógicos e gestores da rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, realizou nesta quinta-feira (6/2) a Reunião de Gestão Integrada para a Pactuação de Metas do Programa Jovem de Futuro 2020. O encontro, que visa avaliar os resultados e as metas para o Ensino Médio, reuniu coordenadores regionais, assessores pedagógicos e gestores da rede estadual de ensino.

Na oportunidade, a secretária Fátima Gavioli ressaltou a importância da atuação das equipes das Coordenações Regionais de Educação (CREs) dentro das unidades educacionais. Para a secretária, o “ir para a escola” permite o reconhecimento das realidades individuais e facilita a obtenção de melhores resultados.

Solange Zanetta, coordenadora de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco, também destacou a relevância do trabalho conjunto para o alcance dos objetivos propostos. A partir da exibição de um trecho do filme ‘Nunca me Sonharam’, que aborda a realidade do Ensino Médio no Brasil, ela frisou a necessidade de cooperação para cumprir as metas traçadas pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Na solenidade de abertura do encontro estiveram presentes também o subsecretário de Governança Institucional, Darley Braz Queiroz; a gerente de Acompanhamento e Avaliação do Desempenho do Servidor, Jurisleya Lôbo; a assessora do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Valente; e as superintendentes Patrícia Morais Coutinho, Rita de Cássia Ferreira e Osvany da Costa Gundim.

Para a coordenadora regional de Rubiataba, Jovenília Bié de Lima, a definição de metas representa um caminho para a atuação da equipe, oferecendo “segurança, compromisso e sustentação”. Para ela, os bons resultados obtidos pela CRE Rubiataba no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) são frutos da total confiança na atuação da secretária Fátima Gavioli e sua equipe.

Walkyria Castro, coordenadora regional de Morrinhos, afirmou que o programa Jovem de Futuro promove a competição entre as Regionais, incentivando as equipes a se esforçarem cada vez mais. Na opinião dela, o diferencial da CRE Morrinhos, que teve duas unidades premiadas, foi o empenho dos profissionais em atingir as metas.

Treinamento

Durante o encontro, a equipe do Instituto Unibanco apresentou os resultados obtidos pelas unidades do Ensino Médio no Saego 2019 e tirou dúvidas sobre o Circuito de Gestão e as plataformas adotadas. O objetivo, segundo a gerente de Implementação do Instituto, Solange Zanetta, é “calibrar e ter um desafio possível de chegar”.

Reconhecimento

Após a abertura oficial, foram premiadas as escolas que se destacaram em 2019. Ao todo 15 unidades educacionais das CREs de Ceres, Goianésia, Itaberaí, Jataí, Mineiros, Pires do Rio e Posse receberam um certificado de honra pelos resultados obtidos. Esses gestores são os que tiveram melhor colocação em levantamento realizado pela Seduc Goiás.