Tags:, , , , ,

Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás abre linha de fomento para realização de eventos científicos em escolas

educacao
2 de julho de 2019

Escolas da rede estadual ou municipais de Goiás poderão se beneficiar da Chamada Pública 02/2019, publicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). A iniciativa busca estimular a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação dentro das instituições públicas de ensino.

A Chamada Pública seleciona eventos de cunho científico, tecnológico ou de inovação e tem disponível, a título de subsídio, o limite máximo de R$ 20 mil para cada proposta. De acordo com o edital, a submissão de propostas vai até 10 de julho para eventos nos meses de setembro e outubro e até 10 de setembro para eventos nos meses de novembro e dezembro.

Podem submeter propostas profissionais com, ao menos, título de mestre, vinculados às Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação ou ainda às instituições de Ensino Superior ou das áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Objetivo

Conforme o edital, a intenção dessa linha específica de fomento (Linha 3) é levar essas ações ao interior do Estado, em especial às regiões com altos índices de vulnerabilidade econômica e social, como, por exemplo, os dez municípios goianos elencados pelo Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF) ou ainda os 29 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride).

Esta nova linha de atuação da Fapeg tem como objetivo despertar o interesse do jovem estudante para o campo da ciência, da tecnologia e da inovação, com o emprego de abordagens específicas seguindo os moldes das feiras de ciência, das olimpíadas de matemática, da programação, da robótica, dentre outras iniciativas.

Foco em regiões vulneráveis
Entre os municípios goianos mais vulneráveis segundo o Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas estão: Amaralina, Campinaçu, Cavalcante, Colinas do Sul, Heitoraí, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás e Teresina de Goiás.

Já os municípios goianos componentes da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) são: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cabeceiras, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianésia, Luziânia, Mimoso de Goiás, Niquelândia, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, São João d’Aliança, Simolândia, Valparaíso de Goiás, Vila Boa e Vila Propício.

Confira o edital da Chamada Pública no https://tinyurl.com/yy5xdlju.

  • Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).