Tags:, , , , , ,

Colégio estadual recebe ação do Dia Internacional da Juventude

educacao
12 de agosto de 2019

O Colégio Estadual Dom Fernando I foi escolhido para representar Goiânia na ação que celebra o Dia Internacional da Juventude. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (12) pelo Movimento International Youth Day (IYD), que tem parcerias com organizações juvenis, inclusive com a Organização das Nações Unidas (ONU). Na ação, os alunos plantaram mudas de árvores nativas do cerrado na unidade escolar.

A diretora do colégio, Idalisa Brasil, ressaltou que a ação vai ao encontro do que já é trabalhado na escola no cotidiano. Para ela, é de extrema importância trabalhar com o jovem frente às condições que o espera, como fatores do meio ambiente e as relações humanas. “Hoje, para a gente promover uma educação de qualidade no sentido da aprendizagem, e necessário que esse jovem esteja inserido e participando do meio em que vive. Então trabalhar a questão do meio ambiente no Dia Internacional da Juventude é um fator importante para o próprio crescimento acadêmico dos alunos”, disse.

A coordenadora do movimento IYD Pollyana Cardoso explicou que no Dia Internacional da Juventude jovens de todo o mundo participam de várias atividades. Cada cidade pode desenvolver um projeto que esteja ligado à juventude e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU. “Aqui em Goiânia optamos por fazer o plantio de mudas pela cidade ser considerada a capital mais arborizada do Brasil e a segunda do mundo. Uma cidade arborizada traz inúmeros benefícios ecológicos, sociais e até estéticos, o que está ligado diretamente à qualidade de vida das pessoas. Mais do que nunca é importante trazer esse tema para o debate.”

A subsecretária de Governança Educacional, Rita de Cássia Ferreira, afirmou que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prontamente apoiou a ideia e a parceria com o movimento. Ela explicou que o Colégio Estadual Dom Fernando I foi um dos escolhidos para representar a cidade por conta do pioneirismo nos projetos ambientais, como os ligados à reaproveitamento de água, energia solar e produção de biogás. “A seleção do colégio para o plantio simbólico tem o objetivo de despertar nas outras escolas a consciência para as questões ambientais. A Seduc se sente honrada com a parceria com esse movimento internacional, e o mais importante de tudo isso é levar para os alunos a consciência ecológica e ambiental, fortalecendo o engajamento da secretaria no despertar dos jovens para essas questões”, ressaltou.

Dia Internacional da Juventude

O Dia Internacional da Juventude foi criado em 1999 pela ONU, como uma celebração anual do papel essencial dos jovens para gerar mudanças e também aumentar a conscientização sobre os desafios e problemas enfrentados pela juventude mundial. A cada ano, a ONU lança um tema e convida a realizar projetos, eventos e atividades em torno da juventude. Em 2019 o tema é Transformando a Educação e tem por objetivo debater como a educação pode ser mais inclusiva, acessível e sustentável para o mundo.