Tags:

Bandas de cinco escolas da rede estadual participam do Desfile de 7 de setembro em Goiânia

cultura
6 de setembro de 2019

Alunos que participam das Bandas do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Ismael Silva de Jesus e dos colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) Vaco dos Reis, Major Oscar Alvelos e Hugo de Carvalho Ramos, participam na manhã deste sábado, 07/09, do Desfile de 7 de setembro que celebra a Independência do Brasil.

A participação das bandas das unidades escolares da rede pública estadual de ensino nas comemorações de 7 de setembro é tradicional e conta com a coordenação do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc). A secretária de estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participa da celebração.

Neste ano, o Desfile de 7 de setembro ocorrerá na Av. Tocantins com a entrada das bandas dos colégios estaduais a partir da rua 3, no Centro de Goiânia. O palanque das autoridades será instalado na Av. Tocantins, esquina com a Av. Anhanguera, mesmo local onde haverá o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional Brasileiro. As comemorações terão início às 8 horas. Além das escolas, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal também desfilarão.

Estas são as Bandas que irão participar do Desfile de 7 de setembro:

C. E. Tancredo de Almeida Neves

CEPI Ismael Silva de Jesus

CEPMG Vasco dos Reis

CEPMG Major Oscar Alvelos

CEPMG Hugo de Carvalho Ramos

Histórico das bandas

Banda Marcial CEPI Ismael Silva

Esta Banda foi criada em 2004 e desenvolve proposta arte/educativa como disciplina eletiva na escola de tempo integral desde o ano de 2014. Atualmente

135 estudantes participam da Banda que também promove um projeto de extensão voltado para os estudantes e jovens do Bairro da Vitória, em Goiânia.

A Banda participou em 2016 e em 2017 do II e III Encontro de Bandas e Fanfarras da Região Noroeste.

O maestro é o professor Aurélio Nogueira e os professores são: Trompete: Túlio Marcos Batista da Silva; Trombone: Victor Mesquita dos Santos; Trompa: Pierre Kardan; Eufônio e Tuba: Carlos Augusto Costa Godinho Neves; e Percussão: Jherferson Vieira Ribeiro. Linha de Frente: Pedro Henrique Tomé Rocha

O diretor da escola é o professor Elienay Valeriano.

Banda Marcial Tancredo de Almeida Neves

Fundada em 2013, esta Banda tem o objetivo oferecer formação musical aos estudantes da Região Oeste de Goiânia.  Participou do II, III e IV Encontro de Bandas da Região Noroeste e do II, III e IV Campeonato de Bandas e Fanfarras, organizados pela Associação Goiana de Bandas e Fanfarras, conquistando o título de campeã na categoria Infanto-juvenil em 2016 e vice-campeã na III e IV edição do campeonato.

A maestrina é a professora Kaellen de Castro Pimenta Assis e os professores são:

Trompete: Kaellen Assis; Trombone: Eliseu de Assis Santos; Eufônio e Tuba: Ítalo Carvalho do Amaral. Linha de Frente: Jhuliene Pereira de Oliveira Sena.

O diretor da escola é a professora Josely Camilo dos Santos Silva

Banda Musical CEPMG Vasco dos Reis

A Banda realiza, anualmente, uma série de apresentações, atuando no cenário musical goiano e nacional, abrilhantando vários festivais, apresentações cívicas bem como desfiles cívico e militares em várias cidades goianas. No ano de 2018 a banda realizou 80 apresentações. Atualmente, é composta por 245 alunos, sendo 180 no corpo musical, 60 na linha de frente e cinco balizas.

O regente é o maestro Reginaldo Sebastião da Silva e os professores são: Trombone: Erivelto Fraga dos Santos; Eufônio e Tuba: Ester Oliveira; Trompete e Flugelhorn: Nivaldo Camargo Júnior; Trompa, teoria musical e Flauta doce: Johnathan Gomes; e Percussão: Dener Oliveira. Linha de Frente: Wellington Marques. O diretor da escola é o Comandante Thélio Alexandre Araújo

Banda Marcial CEPMG Hugo de Carvalho Ramos

Composta por alunos com idade entre 12 a 18 anos, a banda tem realizado apresentações em vários eventos em Goiânia e no interior do estado.

Desenvolve um trabalho direcionado, com participação em campeonatos estaduais e nacionais de bandas. A Banda é campeã estadual, na categoria Infanto-juvenil, no XIV Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras de Goiás, realizado na cidade de Hidrolândia em outubro de 2013, pela Federação de Bandas e Fanfarras do Estado de Goiás. Atualmente é composta por cerca de 100 alunos, sendo 70 participantes do corpo musical e 30 da linha de frente.

O maestro é o professor Maxwell Amaral e os professores são: Trompete: Gerson Amaral; Trombone: Jerônimo Mendes; Percussão: André Prado; Eufônio e Tuba: Leonardo Ferreira; e Trompa: Roberson Silva. Linha de Frente: Alessandro Moreira

A diretora da unidade escolar é a Tenente Coronel Donizete Alves Pinto.

Banda Marcial CEPMG Major Oscar Alvelos

Esta corporação foi fundada em 18 de outubro de 2017 com o objetivo de estimular a musicalidade dos estudantes. A Banda já se apresentou em diversos lugares do cenário goiano e nacional, dentre os quais se destacam a apresentação na Corrida do Ministério Público em 2018 e abertura do II JINCOM- Jogos Internos dos Colégios Militares. Atualmente conta com 120 alunos, sendo 95 no corpo musical, 40 na linha de frente e cinco balizas.

O regente é o maestro Dener de Oliveira e os professores são: Trompete: João Paulo; Trombone: Erivelto Fraga dos Santos; Trompa: Johnathan Gomes; Bombardino e Tuba: Ester Oliveira. Linha de Frente: Wellington Marques Cardoso.

O diretor da escola é o Tenente Coronel Ubiratan Regis de Jesus Júnior.

Goiânia, 06 de setembro de 2019.

Comunicação Setorial da Seduc