Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , ,

Aulas não presenciais: Governo de Goiás lança portal de conteúdo para auxiliar professores e alunos

educacao
3 de abril de 2020
Portal NetEscola

Portal NetEscola abriga aulas e listas de atividades para todas as séries do Ensino Fundamental e Médio

Para auxiliar professores e estudantes da rede estadual de ensino durante regime especial de aulas não presenciais, o Governo de Goiás criou um portal de conteúdo com aulas e listas de atividades, para todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O portal NetEscola, lançado nesta sexta-feira (3/4) , possui conteúdos em formato de texto e vídeo que abordam  todos os componentes curriculares de todas as áreas do conhecimento. Semanalmente, o portal será atualizado com novas aulas e atividades.

O objetivo é suplementar as aulas não presenciais elaboradas pelos professores, durante a suspensão das aulas presenciais nas escolas, que poderão trabalhar com seus alunos as aulas postadas no portal.  “Será um repositório de aulas e atividades como sugestão para os professores”, afirmou a superintendente de Educação Integral da Seduc, Márcia Rocha.

Conteúdo do portal                       

No portal, as páginas do Ensino Fundamental I e II são mais lúdicas e apresentam uma diversidade de recursos gráficos, GIFs e fotos. “É bem interativo”, descreveu Gisele Faria , superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Além das listas e aulas, há uma página de Estudo Orientado que explica como o estudante pode organizar seus estudos e pedir ajuda de seu professor.

Já as abas do Ensino Médio contêm videoaulas do Goiás Bem no Enem e do Goiás TEC e, ainda, listas de exercício bem completas no padrão Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Segundo a superintendente de Ensino Médio, Osvany Gundim, a cada semana será divulgado conteúdo referente a cinco dias de aula.

Todas as páginas possuem espaço para comentários, favorecendo a interação entre os professores e alunos. Em um layout simples e adaptável a dispositivos móveis, o portal pode ser acessado por qualquer usuário, neste link.

Desenvolvimento da plataforma

O portal de conteúdo é uma ferramenta que foi desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Seduc, em parceria com a equipe pedagógica.

Para o superintendente de Tecnologia Pedro Aurélio, o portal é uma ferramenta primordial: “Temos acompanhado pelo estado boas ações e práticas utilizando a tecnologia. Agora, com esse portal, estamos disponibilizando toda a expertise da secretaria e da área de inovação para os nossos professores e alunos”, enfatizou.

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, ressaltou a importância da ferramenta para os municípios: “Nesse momento, a união é fundamental para todos os setores, e com a Secretaria de Educação, o trabalho em conjunto com os municípios sempre foi realizado. Atendendo nosso pedido da FGM, a inclusão dos municípios proporcionará maior facilidade para que nossos estudantes caminhem juntos na aprendizagem durante esse período de aulas não presenciais”, afirmou o líder municipalista.