Fale Conosco

62 32016727

Tags:, , , , ,

Aprovados no Encceja podem requerer certificados em 41 unidades da rede estadual

educacao
3 de janeiro de 2020

Para requerer o Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019, realizado em agosto, os interessados devem se dirigir à instituição certificadora escolhida no ato de inscrição do exame. Em Goiás, 41 unidades da rede estadual de ensino estão autorizadas a emitir os documentos. Confira aqui a relação, endereço e contatos dessas instituições.

O participante precisa levar originais e cópias do RG, CPF e do comprovante de endereço, além do boletim impresso com o resultado individual no exame. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não será aceita como documento de identificação, pois o interessado precisa comprovar sua naturalidade.

Já o boletim de desempenho no Encceja pode ser acessado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mediante CPF e senha.

Certificados

Após o requerimento por parte do interessado, a instituição certificadora vai emitir uma declaração, que tem valor legal de 90 dias. O certificado pode ficar pronto antes do término desse prazo, mas o tempo de emissão do documento dependerá da demanda em cada unidade. Casos emergenciais serão atendidos como prioridade.

Avaliação

Exame elaborado pelo Inep, que aplica e corrige as provas, o Encceja é direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares, por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.

O participante que teve nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terá direito à Declaração Parcial de Proficiência. Com ela, fica liberado para se inscrever na próxima edição do exame nas áreas em que não alcançou as notas necessárias para o Certificado de Conclusão.