Fale Conosco

62 32014050

Tags:

Alunos de colégio estadual de Iporá são destaques na Olimpíada Brasileira de Robótica

educacao
8 de agosto de 2019

No Ensino Fundamental foram duas medalhas de ouro e no Ensino Médio, os estudantes garantiram o direito de participar da fase nacional da competição

Mais uma vez os alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Osório Raimundo de Lima, em Iporá, foram destaques nacionais pelo bom desempenho acadêmico. Desta vez, as conquistas foram na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), modalidade teórica, onde os estudantes Maicon Douglas e Otávio Azevedo, ambos do Ensino Fundamental, levaram para casa medalhas de ouro.


Já no Ensino Médio, onde a competição é realizada em duas fases, os alunos Diego Xavier (2ª série) e Matteus Henrique Santos (3ª série) conquistaram o direito de concorrer à segunda etapa da olimpíada, que será realizada em Goiânia no dia 23 de agosto. Se os dois se classificarem para a final garantirão vagas no minicurso de robótica, que será ofertado de 22 a 26 de outubro no Rio Grande do Sul durante a Maratona Nacional de Robótica.


As provas da olimpíada foram realizadas no dia 7 de junho e contaram com a participação de 18 alunos do Cepi Osório Raimundo de Lima, sendo quatro do Ensino fundamental e 14 do Ensino Médio. Os estudantes fazem parte do Clube Juvenil de Robótica Tecno Zone, mantido em parceria com o Instituto Federal.


A professora Daniela Cristina, que inscreveu os competidores, explica que as aulas de robótica são realizadas no contexto da eletiva Protagonismo Juvenil, um componente curricular do Núcleo Diversificado das escolas em tempo integral.


Matemática
No mês de maio deste ano, a mesma escola estadual chamou a atenção por conquistar cinco medalhas na Olimpíada Matemática sem Fronteiras, uma competição internacional com a participação de milhares de crianças e jovens de diversos países.


Na disputa da fase estadual, o Ensino Fundamental (8º e 9º anos) recebeu medalha de Ouro e o Ensino Médio, medalha de Prata. Já na etapa nacional, a escola conquistou as medalhas de Ouro (9º ano do Ensino Fundamental), Prata (8º ano do Fundamental) e Bronze (três séries do Ensino Médio).