Tags:, , , , , , , ,

Aluna da rede estadual de Acreúna faz intercâmbio nos Estados Unidos

educacao
9 de agosto de 2019

Viagem de intercâmbio foi realizada no mês de julho. Ana Caroline Almeida Petrolli, de 16 anos, conta como foi a experiência

O esforço e a dedicação da jovem Ana Caroline Almeida Petrolli, 16 anos, aluna da 1ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Domingos Alves Pereira, foi recompensado e garantiu a ela uma vaga no programa de intercâmbio BP Global STEM Academies.

Classificada em primeiro lugar no programa, Ana Caroline teve a oportunidade de passar quatro semanas nos Estados Unidos, junto com outros quatro estudantes brasileiros, sendo dois deles de Itumbiara. O BP Global STEM Academies garante todas as despesas pagas de transporte, hospedagem, traslado e alimentação.  

A estudante conta que o intercâmbio é focado nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e que as aulas são ministradas todos os dias na Universidade de Houston, no Texas. “Foi um mês de muito aprendizado e emoção. Cresci muito no quesito de interagir com todos, porque a gente tinha que participar das aulas, dar opinião. Foi muito bom para exercitar o meu inglês e também para me desenvolver nas quatro áreas de enfoque do programa”, frisa ela.

Para conquistar a bolsa, Ana Caroline diz que se esforçou muito, especialmente no estudo da língua inglesa, pois todo o processo de seleção exige uma boa fluência nesse idioma e na disputa estavam centenas de alunos do Ensino Médio de nove cidades brasileiras.

Esforço recompensado

Mas, apesar da concorrência, a jovem revela que estava muito confiante de ser selecionada. “Eu me esforcei bastante e isso me fez acreditar que seria possível alcançar meu objetivo”, comenta ela. Para não atrapalhar o desempenho dos estudantes na escola, as bolsas são disponibilizadas no mês das férias. Ana Caroline embarcou no dia 6 de julho e retornou no dia 1º de agosto.

O BP Global STEM Academies oferta ao todo 100 bolsas, sendo 10 delas direcionadas ao Brasil. Este ano, a comitiva brasileira foi composta por estudantes de Goiás, Minas Gerais e do Amapá. O intercâmbio oferece aos estudantes dois destinos de acordo com a classificação. O primeiro lugar vai para os Estados Unidos e o segundo para o Egito, país para onde embarcou a estudante Emanuelle Borges de Moraes, do Colégio Estadual Rui Antônio da Silva, de Turvelândia.

As bolsas de intercâmbio BP Global STEM Academies são ofertadas pela BP em parceria com a AFS para alunos que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública brasileira. O programa foi criado com o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de estudar no exterior com todas as despesas pagas.