Fale Conosco

62 32016727

Tags:,

49º Concurso Internacional de Redação de Cartas do Correios está com inscrições abertas

educacao
20 de fevereiro de 2020

Podem participar estudantes com até 15 anos de idade de escolas públicas e particulares

Estão abertas as inscrições para o ‘49º Concurso Internacional de Redação de Cartas’, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado pelos Correios. Com o tema “Escreva uma mensagem para um adulto sobre o mundo em que vivemos”, o concurso premiará alunos e escolas nas etapas estadual, nacional e internacional.

Estudantes, com até 15 anos de idade, das redes pública e privada de ensino, podem se inscrever até o dia 20 de março. Para participar, os alunos devem redigir redações em formato de carta, com caneta esferográfica preta ou azul, contendo, no máximo, 800 palavras. O texto deve ser encaminhado junto à ficha de inscrição (aqui), para a Superintendência Estadual dos Correios em Goiás.

Na etapa estadual, cada escola pode inscrever, no máximo, duas redações. O primeiro colocado em cada Estado, e sua respectiva escola, receberão prêmios em dinheiro e seguem para a fase nacional. Em nível nacional, serão premiados os três melhores colocados com certificados, troféus e prêmios de até R$ 10 mil. O grande vencedor segue para a etapa internacional, onde representará o Brasil.

Rede estadual em destaque

Nas últimas edições do concurso, a rede estadual de ensino de Goiás tem sido destaque. Em 2019, a ganhadora foi a estudante Isadhora Emanuelly Moreira Magalhães, do Colégio Estadual Martins Borges, de Rio Verde.  Na oportunidade, a aluna ficou à frente na disputa entre 377 redações classificadas pela UPU.

Além dela, outros estudantes goianos já foram premiados no concurso. Em 2006, a então estudante da rede pública de ensino, Laura de Paula Silva, conquistou o título internacional, colocando o Brasil em segundo lugar no ranking de vencedores. (Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Educação)