Tags:

133 prefeituras recebem ônibus para transporte escolar

8 de novembro de 2019

Os veículos entregues às prefeituras foram adquiridos com verba federal, por meio de emendas parlamentares da bancada goiana.

A solenidade de entrega de novos 214 ônibus escolares para 133 municípios goianos, no Estádio Serra Dourada, na tarde desta sexta-feira (8/11), reuniu parlamentares da bancada goiana, prefeitos, secretários de governo, ministros do Estado, o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). As autoridades reafirmaram, em seus discursos, a importância da cooperação entre o Poder Executivo e Legislativo e entre as esferas Federal, Estadual e Municipal.

Os veículos entregues às prefeituras foram adquiridos com verba federal, por meio de emendas parlamentares da bancada goiana de 2018. A entrega de ônibus faz parte do programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que busca garantir o transporte de alunos da rede pública de ensino que residem na zona rural.

“É para o pagador de imposto, é para você, em particular, que todos nós temos que bater palma. Esses ônibus não são de A, B ou C. São da bancada goiana, são de Goiás, mas todos esses ônibus saíram do bolso de quem paga imposto”, pontuou o ministro da Educação.

“Quando eu recebi o governo, ninguém acreditava que eu daria conta de pagar a folha de pagamento atrasada. Mas teve uma participação da sociedade goiana e teve o apoio da vossa excelência nos momentos mais delicados do nosso governo”, afirmou Ronaldo Caiado, direcionando-se ao presidente.

Ao comentar o atraso herdado da última gestão de 6 meses de repasse do transporte e merenda escolar, além de 13 meses de repasse da saúde, o governador lembrou os esforços feitos pelo Estado e o apoio do governo federal que, no começo do ano, liberou R$ 140 milhões para abertura de leitos em hospitais de Goiás.

“Estamos entregando mais de 200 ônibus para levar nossas crianças que moram longe às suas escolas”, declarou o presidente. O governador agradeceu a Bolsonaro e ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, pelo suporte dado ao Estado por meio de convênios, parcerias e repasses financeiros.

“Quanto mais harmônicos e unidos forem os poderes da União da República, mais soluções para os nossos problemas”, enfatizou o deputado Vitor Hugor (PSL), líder do governo na Câmara. A coordenadora da bancada goiana Flávia Moraes (PDT), fez questão de nomear todos os parlamentares autores do recurso que viabilizaram os novos ônibus.